Capacitar e treinar constantemente a Guarda Municipal para o exercício de suas atividades da melhor maneira perante a comunidade, é uma das preocupações da administração municipal de Santa Cruz do Sul. Objetivando a reciclagem e atualização dos servidores da Guarda Municipal local, será ministrado o Curso de Formação de Guardas Municipais (CFGM), executado em todo o Estado pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).
Nesse sentido a prefeita Kelly Moraes recebeu em seu gabinete durante a manhã desta quarta-feira, 8, o professor Felipe Dias Ribeiro, coordenador acadêmico da Fadisma. Ele esteve acompanhado do diretor para Assuntos de Segurança do município, comissário José Osmar Ipê da Silva e do coordenador da Guarda Municipal, Reginaldo Martins Britto de Campos.
Na pauta da visita, Ribeiro trouxe para a chefe do executivo municipal maiores informações sobre o assunto e tirou dúvidas acerca do evento educativo. Para ele o conteúdo consiste num completo curso de especialização. “O aluno terá uma formação interdisciplinar e completa para a prevenção de crimes e infrações nas ruas. Por isso, temos disciplinas como direitos humanos, ética, primeiros socorros, legislação e defesa pessoal”, explica.
Serão 476 horas divididas em aulas teóricas e práticas, com duração de aproximadamente quatro meses. A aula inaugural está marcada para o próximo dia 13, a partir das 8h30min, no Ginásio Poliesportivo. Segundo José Osmar Ipê da Silva, para não prejudicar suas atividades normais, os guardas municipais serão divididos em duas turmas de 30 alunos cada. “Será um momento importante para nossos guardas, que com toda certeza após a formação no curso, ficarão ainda mais capacitados para o exercício de suas atividades”, comentou ele.
Kelly Moraes aponta a busca pela excelência em todas as atividades da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. “Nossa Guarda Municipal exerce um papel importante no contexto da segurança pública, passando pelo zelo a locais e prédios públicos, até a atenção ao monitoramento eletrônico da cidade”, mencionou.
Por iniciativa da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP), através do Consórcio Metropolitano – Granpal foi encaminhada ao Ministério da Justiça a proposta para criação do Curso de Formação de Guardas Municipais, com recursos da União. Após a assinatura de Acordo de Cooperação entre o Ministério da Justiça e o Consórcio Granpal, foi aberta concorrência pública para a gestão do Curso. A Fadisma foi vencedora do processo licitatório, ficando responsável pela organização, execução e supervisão da atividade, que deve capacitar cerca de 1560 servidores de guardas municipais de todo o Estado.
A Fadisma já tem larga atuação na área de Segurança Pública, sendo integrante da Renaesp – Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública do Ministério da Justiça, tendo realizado três edições de especializações lato sensu em Segurança Pública e Direitos Humanos, e, atualmente vem desenvolvendo várias atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao seu Núcleo de Segurança Pública e Direitos Humanos.
Carlos Renato Thiel
Prefeita recebe representantes da Fadisma e Guarda Municipal