Desde o início da forte chuva na última quinta-feira, 28, até as 13h de domingo, 31, a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul recebeu e encaminhou pelo menos 312 atendimentos. Além dos chamados no número 153, o órgão também atuou em parceria com a Defesa Civil e secretarias do Município em ações de entrega de lonas, colchões e utensílios domésticos.
Conforme o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves, a Central de Operações está 24 horas, sete dias por semana, à disposição da comunidade para encaminhar atendimentos pelo número 153. “Temos servidores capacitados para receber, processar e encaminhar todas as demandas e prestar um serviço de qualidade para a população. Além de estarmos em sintonia com todas as secretarias e órgãos”.
Registros de casas alagadas, risco de desabamento de moradias e muros, deslizamento de terra, árvores caídas, calçadas danificadas, animais ilhados e pedidos de socorro foram os mais comuns nos últimos dias desde a chuvarada. Gonçalves destaca as ampliações das ações e atribuições da Guarda Municipal nos últimos anos, que vão desde a fiscalização até os atendimentos de recolhimentos e denúncias de maus tratos de animais, ronda social, entre outros.