Início Destaque Guarda Municipal e de Trânsito: Curso qualifica a primeira turma

Guarda Municipal e de Trânsito: Curso qualifica a primeira turma

Com a fusão das forças de segurança, objetivo é integrar no total 109 profissionais em Santa Cruz

Curso para duas turmas totalizará 50 agentes do efetivo (Crédito: Tiago Rech)

Ana Souza
[email protected]

Em julho deste ano, a Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito de Santa Cruz do Sul foram unificadas por meio de lei sancionada pela prefeita Helena Hermany (Progressistas). Para qualificar os serviços dos agentes, está em andamento, desde o dia 15 deste mês, um curso de capacitação realizado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. A atividade ocorre na Unisc com 25 participantes.


Os objetivos da unificação são otimizar, modernizar e reestruturar o sistema municipal de segurança pública. “Houve uma alteração legislativa para a integração das forças municipais de segurança, entre a Guarda Municipal e os fiscais de trânsito, com a criação de uma nova carreira, com a figura do guarda municipal e de trânsito. O curso trata da qualificação dos 67 guardas municipais, para que também possam atuar no trânsito”, explicou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis.

Secretário Valmir Reis: “Teremos uma guarda completa” (Crédito: Luiz Fernando Bertuol)


O curso irá até 29 de setembro. “Serão 45 dias, com mais de 200 horas-aula de duração e está sendo feito com um grupo especializado que ministra as aulas e habilitará os nossos guardas municipais. Essa é a primeira turma”, observou o secretário. Ele entende que é o caminho para a formação de um agente completo. “Além das atribuições de guarda municipal, este profissional terá todas as atribuições de fiscal de trânsito, sempre com o propósito de fazer com que este efetivo também atue para a orientação do trânsito nos horários de rush, fazerem o tráfego fluir nos locais de deslocamento da comunidade, auxiliando na mobilidade urbana e humana.”

OTIMIZAÇÃO

Após os servidores serem cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o processo estará completo. Logo em seguida, ainda neste ano, começa mais uma turma com 25 agentes. “Com isso, somando os 21 que já são fiscais de trânsito de origem e as duas turmas de 25 guardas municipais que receberão essa qualificação, o município atingirá 71 fiscais de trânsito. Então, estamos otimizando o sistema municipal de segurança pública sem a inclusão de novos servidores. Teremos 71 guardas municipais e de trânsito com atribuições nessas duas áreas tão importantes”, enfatizou Reis.


O secretário revelou que faltarão 17 guardas municipais a passarem pelo curso. Porém, como não possuem o ensino médio completo, eles farão apenas as atividades operacionais e sem serem cadastrados no Detran. “Também é importante salientar que todos os 67 guardas municipais também serão fiscais de trânsito, terão as atribuições legais de fiscal de trânsito. Os 21 novos concursados chamados para a Guarda Municipal também farão essa formação completa. E os fiscais de trânsito de origem farão a formação somente de guarda municipal”, explicou.


Com toda essa dinâmica, o efetivo será integrado por 109 guardas municipais e de trânsito. “Teremos uma guarda completa. E no dia 27 de setembro, durante a Semana do Município, outras novidades serão anunciadas, relacionadas à reestruturação e modernização do sistema municipal de segurança pública”, adiantou.