A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou na tarde de sexta-feira, 6, a solenidade de certificação dos 60 guardas do município que concluíram o Curso de Formação da Academia de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, ministrado através da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). Agora, os santa-cruzenses têm uma guarda municipal ainda mais capacitada para atuar junto à comunidade de forma mais eficiente e ágil. Após a cerimônia, também foram entregues as chaves de quatro viaturas novas destinados para a Guarda. Os veículos Gran Siena, com motor 1.6, estão equipados com girofex e rádio comunicador. Fazem parte de uma série de ações que visam valorizar e qualificar este órgão público. Além destes carros, estão assegurados mais duas motos, duas caminhonetes, uma Van e outro curso de capacitação para a Guarda do município, em um investimento de R$ 511 mil. O repasse foi do Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Programa de Segurança Pública para o Brasil, com contrapartida da Prefeitura.
Ataides de Souza
Durante a solenidade foram entregues mais quatro viaturas novas para a Guarda Municipal
Segundo o Diretor para Assuntos de Segurança Pública de Santa Cruz do Sul, Reginaldo Martins Brito de Campos, com este curso e os novos carros, a corporação passa a ter maior qualidade técnica e estrutural para agir em benefício da comunidade na segurança pública. “Vem sendo feito um trabalho de valorização da Guarda Municipal, em Santa Cruz beneficiando os servidores e, principalmente, o cidadão”.
O orador das turmas, Valdoir da Silva, que também é Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Santa Cruz do Sul, destacou que a capacitação ampliou a visão de todos os participantes em relação ao papel que cada um, como profissional, tem na sociedade. “O curso trouxe muito mais do que novos conhecimentos, foi ainda um momento de integração e convivência entre os colegas, algo que nem sempre é possível no dia a dia, pelas escalas e atividades que realizamos”, salientou.
Ataides de Souza
Curso qualificou 60 guardas do município através da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
Conforme o Coordenador do Curso de Formação de Guardas Municipais, professor Felipe Dias Ribeiro, está em debate atualmente a formação das guardas municipais sendo a constante capacitação fundamental para uma melhor gestão pública. “Os cursos proporcionam uma qualificação multidisciplinar dando suporte teórico e prático aos guardas”, acrescentou.
Representando a Secretaria Estadual da Segurança Pública, esteve presente o Coronel Henrique Vanderlei Lampert Silva. Ele ressaltou a relevância da gestão quando se fala em segurança pública e disse ser Santa Cruz um exemplo positivo. “O maior ganho com isso é da sociedade”.
SAIBA MAIS
A Academia de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul consiste num completo Curso de Formação. É iniciativa da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP) junto ao município de Esteio, através do Consórcio Metropolitano (Granpal), com apoio técnico e financeiro da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através do Fundo Nacional de Segurança Pública, e gestão, via concorrência pública, da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). São 1560 servidores que deverão ser capacitados por todo o Estado. O objetivo é qualificar os guardas municipais para que estes estejam preparados para os desafios que a função lhes proporciona.
Ao todo já foram realizadas 476 horas/aula para cada uma das 39 turmas que ocorreram ou estão sendo finalizadas em Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Pelotas, com abrangência em todos os municípios das respectivas regiões.