
A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza teve início nessa segunda-feira, 7. A doença causa o tipo mais popular da gripe, com sintomas como febre, tosse, coriza, dores de garganta, cabeça, mal-estar e até diarreia e vômitos em crianças. Mais de 73 milhões de doses foram adquiridas pelo governo federal e 67,6 milhões serão distribuídas ainda no primeiro semestre para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Outras 5,9 milhões terão como destino o Norte partir de setembro, quando ocorre a maior circulação do vírus naquela parte do país. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, e pode evitar até 70% dos casos graves e mortes relacionadas à doença. Imunização pode ser feita em todas as unidades de saúde.
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul iniciou as imunizações uma semana antes do calendário nacional. As vacinas já estão disponíveis desde o dia 1º de abril e em torno de 3 mil doses já foram aplicadas no município. Entre os grupos prioritários estão crianças entre seis meses até seis anos de idade, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e puérperas (mulheres em período pós-parto).
Segundo a Prefeitura, as pessoas podem procurar pela vacina em todas as unidades de básicas de saúde (UBSs) e estratégias saúde da família (ESFs). Apenas as ESFs Bom Jesus, Ingo Ebert e Glória não estão realizando a vacinação. Há previsão que na quinta-feira, 10, a do Glória e a do SF Bom Jesus voltem à normalidade.