Divulgação/DECOM/PMSCS
Objetivo é imunizar o maior número de pessoas possível
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Aqueles que pertencem aos grupos prioritários e ainda não fizeram a vacina da gripe em 2015, terão uma chance única nesse final de semana. Acontece hoje, 9 de maio, o Dia D da vacinação. Das 8h às 17 horas, todos os postos de saúde, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), o Centro Materno Infantil (Cemai) Centro Municipal de Atenção à Saúde (Cemas) e o Posto Central de Santa Cruz estarão abertos, oferecendo a vacina gratuitamente.
Outro destaque é que durante todo o dia uma unidade móvel de saúde estará atendendo na Praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Cruz, facilitando ainda mais para grande parte da população que vai aproveitar o sábado para fazer também as compras de Dia da Mães.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a enfermeira Raquel Emmel Lopes, o objetivo é imunizar o maior número de pessoas possível. O Secretário Municipal de Saúde, Henrique Hermany, lembra também que esse é o dia ideal para aqueles que não conseguem procurar os postos de saúde nos dias úteis.
Para fazer a vacina, de acordo com Raquel, é importante ter em mãos o Cartão SUS do município e se possível a carteira de vacinação. No caso das crianças a carteira de vacinas é fundamental. Além disso, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar a prescrição médica ou xerox da receita atualizada (2015), que comprove a condição de paciente portador de doença crônica. “Esta ficará retida na unidade de saúde onde for realizada a vacinação”, explica ela.
A enfermeira lembra também, que quanto antes a vacina for feita, maior é a garantia de proteção para o inverno, já que o organismo leva, em média, cerca de duas a três semanas para criar anticorpos que previnem a doença. Ela explica também que o período da campanha de imunização é pensado justamente para garantir que as pessoas estejam protegidas, e por isso a vacina não pode ser deixada para depois.
Vacinados até o momento
De acordo com o Programa de Imunizações, no total, 13.749 mil pessoas já receberam a dose desde o início da campanha, no dia 27 de abril. Entre as crianças menores de 5 anos, foram vacinadas 1.514, ou seja, 25%. No grupo das gestantes foram 315 (24,92%); puérperas, 89 (42,79%); trabalhadores da saúde, 1.423 (23,62%); idosos, 7.059 (45,15%); população privada de liberdade, 98; funcionários sistema prisional, 54; doentes crônicos, 3.123.
A campanha segue até o dia 22 de maio. Até lá, 42 mil pessoas deverão ter sido vacinadas.
Grupos prioritários
– Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas (que recém deram à luz) até 45 dias após o parto;
– Pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– População privada de liberdade (detentos);
– Funcionários do sistema prisional (agentes penitenciários);
– Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
– Trabalhadores da área da saúde;
– Povos indígenas.