Início Saúde Gripe A: Santa Cruz chega ao índice de 73,44% do público-alvo

Gripe A: Santa Cruz chega ao índice de 73,44% do público-alvo

A campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), encerrada no dia 13 de junho, registrou em Santa Cruz do Sul o total de 14.881 imunizados, chegando ao percentual de 73,44% de todos os grupos pertencentes ao público-alvo. O menor índice de aplicação da vacina foi registrado entre as gestantes com 59,26%. O maior índice foi dos profissionais de saúde com 182%, seguido pelo grupo das crianças com 66,86% e 64,8% dos idosos. Hoje, dia 16, é o Dia D de vacinação contra a poliomielite e as crianças que ainda não foram vacinadas contra a gripe A podem receber a dose.
Até o encerramento da campanha, os números de cobertura da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), com abrangência de 13 municípios, chegaram a 73,35% da população-alvo que compreende crianças, gestantes, idosos, indígenas e trabalhadores da saúde. A meta de 80% não foi atingida.
Mais de 124% dos profissionais da área da saúde receberam a vacina; entre as crianças – de 6 meses e 2 anos de idade – foram imunizadas 79,22% e entre os idosos e gestantes o percentual chegou a 68,2% nos dois grupos. Em relação aos indígenas, por não ter cadastros destes, não constam os índices de vacinas. Os números finais ainda podem ter alterações, pois alguns postos ainda totalizam os resultados.
A vacina é considerada a forma mais eficaz de evitar a gripe, pois protege contra as mutações mais comuns do vírus e do H1N1. Até o final da tarde de quinta-feira, 14, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) informou a vacinação de 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários no Rio Grande do Sul, o que corresponde a 78,37% de cobertura.

PREVENÇÃO

Para evitar a gripe A, também conhecida como gripe suína, podem ser tomadas diversas medidas de prevenção, entre elas higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração e ventilar os ambientes. (A.S.)

Rolf Steinhaus

Percentual de idosos vacinados até o encerramento da campanha
contra a gripe A chegou a 64,8% em Santa Cruz do Sul