O que já estava previsto por direção e torcedores acabou acontecendo de forma antecipada. Ainda antes de acabar o ano, que por sinal não foi nada positivo para o tricolor, a direção gremista definiu que vai embora e quem fica no clube em 2012.
Com mais de 50 jogadores no elenco – somados os remanescentes de 2011, os reforços, os egressos de empréstimos e os jovens das categorias de base – o Grêmio já definiu quem será aproveitado no início da próxima temporada.
Caio Júnior e os dirigentes do departamento de futebol dividiram o grupo tricolor em duas turmas. A primeira, dos escolhidos, tem 30 nomes e data de apresentação marcada para 04 de janeiro. Serão estes os integrantes da delegação que dois dias depois sobe a serra gaúcha para realizar a pré-temporada em Bento Gonçalves. E a segunda, dos jogadores fora dos planos, inicia as atividades em 09 de janeiro.
Já na quarta-feira, dia 28, começaram a soar os telefones celulares dos jogadores, das duas turmas. Um por um eles foram avisados sobre a data de apresentação, e as circunstâncias: dia 04 para jogar em 2012, dia 09 para treinar e aguardar propostas de outros clubes.
Com a chegada de Marcelo Moreno e Kleber Gladiador alguns atletas acabaram perdendo a preferência mesmo dentro do clube. Entre os jogadores que receberam a má notícia estão o lateral-esquerdo Lúcio e o centroavante André Lima. O mesmo deve acontecer com Rafael Marques e com boa parte dos regressos de empréstimos, como Thiego, Maylson, Bérgson e Sérgio.