Caio Júnior passou, pouco fez e foi mandado embora. Boatos dão conta de que mesmo antes de ser demitido do Tricolor, Caio Júnior já era carta fora do baralho para a direção azul. É fato que o anúncio do novo técnico veio rápido demais. O Grêmio anunciou, na última terça-feira, dia 21, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Sua contratação mantém a tradição recente de trocas de comando no clube. Ele será o 5º técnico diferente no período de um ano.
Sempre muito bem vestido, Luxemburgo, 59 anos, já passou por 18 clubes e sustenta pelo menos 27 troféus de relevo na estante. Nos últimos anos, no entanto, a sua carreira entrou em declínio. E a sua imagem irretocável de pura competência rumou para o mesmo destino. Assim como o Grêmio, que não conquista um título nacional desde 2001, o carioca de Nova Iguaçu amarga uma generosa seca. Seu último Brasileirão foi em 2004, pelo Santos. Desde então, se alimenta de títulos estaduais (três paulistas, um mineiro e outro carioca) – importantes, mas nem de longe algo comparável com sua rotina avassaladora de anos atrás.
O contrato de Luxemburgo é válido até 31 de dezembro de 2012. Junto com ele, deve se integrar ao grupo o preparador físico Antônio Melo, que irá atuar como auxiliar técnico. O novo treinador do Grêmio será apresentado nesta quinta-feira.
Mais um reforço
O clube tricolor encaminhou acerto com o meia uruguaio Cristian Rodriguez e pretende anunciá-lo oficialmente até sexta-feira. O jogador chegará por empréstimo até o fim do ano. Rodriguez, de 26 anos, é meia do Porto, de Portugal. O jogador não é aproveitado regularmente e jogou somente 9 dos 19 compromissos de seu clube no ano. Destes, na maioria começou no banco e entrou durante a partida.