Nelson Treglia
[email protected]
O Grêmio pretende, mais uma vez, fazer história na Copa Libertadores da América. A partida é contra o líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo, valendo vaga na final da Libertadores. O segundo jogo da semifinal acontece na casa do rubro-negro carioca, o Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 23, a partir de 21h30.
No primeiro jogo, realizado na Arena do Grêmio em Porto Alegre, Tricolor gaúcho e Flamengo empataram em 1 a 1: Bruno Henrique, para o Flamengo, e Pepê, para o Grêmio, marcaram os gols da partida. No segundo jogo, o empate sem gols classifica o Flamengo, por ter marcado um gol fora de casa. Se houver novo empate em 1 a 1, a decisão vai para os pênaltis. Igualdade em 2 a 2, 3 a 3 em diante, classifica o Tricolor (sempre lembrando que o critério de desempate são os gols como visitante, e esta segunda partida acontece no Rio de Janeiro).
O Flamengo só disputou uma final da Libertadores e tenta chegar pela segunda vez. Na decisão de 1981, o time carioca foi campeão sobre o Cobreloa, do Chile. Já o Grêmio quer chegar pela sexta vez à final da América. Foi três vezes campeão, diante de Peñarol (1983), Atlético Nacional (1995) e Lanús (2017). Foi vice em duas oportunidades, contra Independiente (1984) e Boca Juniors (2007).
O classificado do duelo entre Grêmio e Flamengo, enfrenta na decisão o vencedor de Boca Juniors x River Plate. A primeira partida foi vencida pelo River, por 2 a 0. O segundo jogo é nesta terça, 22, a partir de 21h30, em La Bombonera (Buenos Aires).