Início Esportes Grêmio é vice mundial. Prevaleceu a superioridade técnica do Real Madrid

Grêmio é vice mundial. Prevaleceu a superioridade técnica do Real Madrid

Nelson Treglia
[email protected]

A superioridade técnica do Real Madrid prevaleceu na final do Mundial de Clubes. Com gol de falta marcado por Cristiano Ronaldo aos 8 minutos do segundo tempo, o time espanhol derrotou o Grêmio por 1 a 0, neste sábado, 16 de dezembro, em Abu Dhabi.

O resultado deu o sexto título mundial ao Real Madrid, e deixou o Grêmio como vice-campeão mundial, mesmo resultado obtido pelo Tricolor em 1995.

“Tenho orgulho de estar à frente deste grupo”, disse o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, após a partida, em entrevista para a televisão. “Com certeza, o nosso torcedor está orgulhoso”, completou. “Eles (Real Madrid) têm uma seleção mundial”, comentou Renato, que afirma que seu time tentou jogar de igual para igual.

De fato, esta foi a tentativa do Grêmio, fazer uma marcação alta para equilibrar o jogo, mas o controle técnico da partida foi do Real Madrid. Mesmo quando o Grêmio encurtava os espaços do adversário, este conseguia, com bom toque de bola, sair da marcação.

Em termos de finalizações, o Grêmio só chegou com perigo no primeiro tempo, em cobrança de falta feita pelo lateral Edílson, que chutou forte de muito longe, e a bola passou perto do travessão. No mais, o Real Madrid teve várias finalizações, obrigando o goleiro Marcelo Grohe a grandes defesas no segundo tempo.

Foi uma temporada histórica para o Grêmio, que reconquistou a Copa Libertadores da América, chegando ao terceiro título.

Era dificílimo ganhar do Real Madrid, um time de estrelas mundiais, e maior ganhador da história do Mundial de Clubes.

O Grêmio está de parabéns, e agora precisa somar forçar para tentar o tetracampeonato da América em 2018.