Início Esportes Grêmio e Inter intensificam busca por reforços

Grêmio e Inter intensificam busca por reforços

Volante Lucas Silva foi anunciado pelo Grêmio na última quarta, 1º

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Um ano que promete ser especial para gremistas e colorados. Com a possibilidade dos dois principais clubes do Rio Grande do Sul se enfrentarem pela primeira vez na fase de grupos da Copa Libertadores da América, Grêmio e Internacional iniciam na próxima quarta, 8, a pré-temporada em preparação para a disputa da competição sul-americana. Além da Libertadores, os dois clubes também disputarão o Campeonato Gaúcho, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Atual bicampeão gaúcho, semifinalista da Libertadores e Copa do Brasil e quarto colocado no Campeonato Brasileiro de 2019, o Grêmio está passando por uma reformulação no plantel. O tricolor seguirá com Renato Portaluppi como treinador pela quinta temporada consecutiva. A direção não renovou com os laterais Léo Moura e Galhardo, com o volante Romulo e com o atacante Felipe Vizeu e negociou o meia Luan com o Corinthians. Sobre reforços, o clube anunciou o lateral direito Victor Ferraz, ex-Santos e o volante Lucas Silva, ex-Cruzeiro. Especula-se que o clube já esteja acertado com o lateral-esquerdo Caio Henrique, ex-Fluminense e em negociações avançadas para o retorno do lateral-direito Edilson, que estava no Cruzeiro. Também são especulados os nomes do centroavante Pedro, da Fiorentina (Itália), do lateral Guilherme Arana, da Atalanta (Italia), do volante Gregore, do Bahia e do meia Raphael Veiga, do Palmeiras.
Vice-campeão gaúcho, vice-campeão da Copa do Brasil, eliminado nas quartas de final da Libertadores e sétimo colocado no Campeonato Brasileiro, o Internacional também está reformulando o grupo de jogadores para 2020. O colorado anunciou o argentino Eduardo Coudet como técnico. Não renovaram os atacantes Nico Lopes (negociado com o Tigres, do México), Neilton, Rafael Sóbis, Trellez e Guilherme Parede, os zagueiros Klaus e Emerson Santos e os volantes Rithely e Bruno Silva. Entre os reforços, o colorado anunciou o lateral direito Rodinei, ex-Flamengo e o volante argentino Musto, que estava no Huesca, da Espanha. Entre os nomes especulados como reforços no Beira Rio, destaque para o centroavante Lucas Pratto, do River Plate, do atacante Marcos Guilherme, do Al-Wehda, da Arábia Saudita e do meia Thiago Galhardo, que estava no Ceará.

Volante argentino Damian Musto reforçará o Internacional

GAUCHÃO E LIBERTADORES
Como os planteis principais retornam das férias e iniciam a pré-temporada, caberá aos times reservas de Grêmio e Internacional disputarem os primeiros jogos do Campeonato Gaúcho. A estreia do tricolor ocorrerá no dia 22 de janeiro contra o Caxias, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Já o colorado estreia no dia 23 de janeiro contra o Juventude, às 21h30, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. 
Na Libertadores, o Internacional começará primeiro e enfrentará o representante do Chile (Universidad do Chile ou Union Española) pela fase prévia nos dias 4 e 11 de fevereiro. Se avançar, o colorado disputará uma segunda eliminatória contra o vencedor de Macará (Equador) ou Tolima (Colômbia). Passando por essa segunda eliminatória, o Internacional pode ingressar na fase de grupos e integrará o grupo E composto por Grêmio, América de Cali e Universidad Católica. O tricolor estreará na competição continental no dia 3 de março contra o América, em Cali, na Colômbia.