O Grêmio segue adiante em busca da Taça Coronel Ewaldo Poeta, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2020. Na tarde do último sábado, 15, o tricolor foi ao Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, enfrentar o Internacional, no clássico Gre-Nal 423, o primeiro do ano, válido pela semifinal da competição estadual.
Jogando em casa, com o apoio do seu torcedor, a equipe comandada pelo técnico Eduardo Coudet, iniciou a partida com Bruno Fuchs na vaga de Rodrigo Moledo na zaga e de Boschilia no lugar de Patrick no meio. Já o Grêmio, comandado por Renato Portaluppi, foi para o clássico com Matheus Henrique formando o tripé de volantes com Maicon e Lucas Silva.
No primeiro tempo, o Grêmio foi melhor e criou as situações mais claras de gols. O tricolor teve dois gols anulados por impedimentos e uma chance cara a cara, onde o centroavante Diego Souza acabou chutando para fora. No final do primeiro tempo, o colorado perdeu o volante Musto, expulso por reincidência de cartão amarelo após segurar Diego Souza.
No segundo tempo, com um jogador a menos, o Inter foi melhor e passou a pressionar em busca da vitória. O colorado criou duas situações claras com Edenilson e uma com Guerreiro, sendo as três defendidas por Vanderlei. Já o Grêmio apostou no contra-ataque com as entradas de Pepê e Thiago Neves e a estreia de Caio Henrique na lateral esquerda, levando perigo ao goleiro Marcelo Lomba. Coudet respondeu colocando Marcos Guilherme no ataque e o volante Zé Gabriel para reforçar a marcação. No final, aos 46 minutos do segundo tempo, em jogada de Everton, Diego Souza apareceu livre e cabeceou forte para decretar a vitória do Grêmio por 1 x 0 sobre o Inter. Coudet ainda tentou a reação colocando Thiago Galhardo na partida, mas sem sucesso, com o tricolor mantendo a invencibilidade de seis Gre-Nais sem perder para o rival.
Na decisão do primeiro turno, o Grêmio enfrentará o Caxias, que no domingo, 16, venceu o Ypiranga por 1×0, gol de Da Silva, aos 46 minutos do segundo tempo. A final foi confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol para o próximo sábado, 22, às 16h30, em jogo único no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pois o Caxias tem melhor campanha que o tricolor. Em caso de empate, o campeão será conhecido nos pênaltis.