Início Esportes Gre-Nal decide principal competição de base do país

Gre-Nal decide principal competição de base do país

Grêmio quer título inédito

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

O maior clássico do futebol gaúcho volta a ganhar protagonismo nacional. Em comemoração ao aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, na manhã deste sábado, 25, Grêmio e Internacional irão decidir a edição de número 51 da Copa São Paulo de Futebol Junior, considerada uma das mais antigas e tradicionais competições de base do futebol brasileiro. Será a primeira vez que os dois clubes gaúchos disputam a final e a terceira vez na história da competição que clubes do mesmo estado sediados fora de São Paulo farão a final. As outras duas decisões em clássicos foram entre os cariocas Fluminense e Botafogo, com vitória do Fluminense nos pênaltis em 1971, e entre os mineiros América/MG e Cruzeiro, com vitória do América/MG em 1996.
O Internacional chega a sua sexta final de Copinha e vai em busca do pentacampeonato. O colorado foi vice em 72 e campeão em 74, 78, 80 e 98. Na semifinal, disputada na última terça, 21, na Arena Barueri, o Inter derrotou o Corinthians por 3×1, gols de Guilherme Pato, Mateus Monteiro e do santa-cruzense Nicolas Morsch, que acertou um belo chute de fora da área. Se for campeão, Nicolas poderá ser o primeiro santa-cruzense a conquistar o título da competição. 
Já o Grêmio chega a sua segunda final e vai em busca de um título inédito na competição. A única final disputada pelo tricolor ocorreu em 91 quando acabou derrotado por 4×0 pelo Portuguesa. A classificação gremista para a final foi conquistada na quarta, 22, com a vitória do Grêmio por 1×0 sobre o Oeste, gol de Elias.

Internacional vai em busca do penta

CAMPANHA E ESCALAÇOES
Para chegar à decisão, o Inter enfrentou oito adversários. Venceu seis (Confiança-PB, Linense, Volta Redonda, Desportivo Brasil, Botafogo-SP e Corinthians) e empatou dois (Capivariano e RB Brasil). Marcou 15 gols e sofreu três. Por sua vez, o Grêmio venceu Real-DF, União Mogi, União ABC, Chapecoense, Atlético-MG e Oeste. Empatou com Juventus-SP e Vasco. Marcou 18 gols e sofreu três. 
O Inter terá time completo. Destaque para o meia Cesinha e o atacante Mateus Monteiro, goleadores da equipe com três gols na competição. O provável time a ser escalado pelo técnico Fabio Matias deverá ter Emerson Junior, Lucas Mazetti, Tiago Barbosa, Carlos Eduardo e Leonardo; Murilo, Praxedes e Cesinha; Guilherme Pato, Matheus Monteiro e Caio. 
Já o Grêmio conta com o volante Diego Rosa e o meia Pedro Lucas, campeões mundiais Sub-17 pelo Brasil. No ataque, Elias e Rildo são os goleadores do tricolor na competição. O provável time para a decisão escalado pelo técnico Guilherme Bossle deverá ter Adriel; Vanderson, Alison Calegari, Heitor e Matheus Nunes; Diego Rosa e Fernando Henrique; Rildo, Pedro Lucas, Elias e Fabricio.
A final ocorre às 10h, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com transmissão em TV aberta pela RBS TV e TV Brasil e na TV por assinatura pelo canal Sportv.