Tiago Mairo Garcia
[email protected]
O ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, também será lembrado como o ano dos clássicos Gre-Nais. Após três confrontos pelo Campeonato Gaúcho e dois jogos pela Taça Libertadores da América, Grêmio e Internacional se reencontram novamente neste sábado, 3, às 17h, na Arena do Grêmio, para disputar o clássico 428 que abre a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Jogando em casa, o Grêmio tentará manter a invencibilidade em confrontos contra o Inter. O tricolor não perde para o rival há dez clássicos (seis vitórias e quatro empates). Diferente do último encontro, o Grêmio chega em um bom momento após vencer o Universidad Católica por 2 a 0 na última terça, 29, e confirmar classificação na Libertadores. Já no Campeonato Brasileiro, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi está na 14ª posição com 13 pontos e busca a reabilitação após ser derrotado pelo Atlético/MG na última rodada.
Para o clássico, o técnico Renato Portaluppi terá o desfalque dos zagueiros Pedro Geromel e Kannemann, que testaram positivo para coronavírus. A zaga deverá ser formada com David Braz, Paulo Miranda ou Rodrigues, que vêm de boas atuações nas últimas partidas. Maicon e Jean Pyerre, recuperados de lesões musculares, podem retornar ao time titular. O provável time do Grêmio deverá ter Vanderlei, Orejuela, David Bráz, Rodrigues (Paulo Miranda) e Cortez. Lucas Silva, Darlan (Maicon) e Matheus Henrique. Alisson, Pepê e Diego Souza.
No Inter, o técnico Eduardo Coudet terá mais uma oportunidade de quebrar a invencibilidade do rival. Em clássicos, a última vitória do Inter ocorreu no dia 9 de setembro de 2018 por 1 a 0 no Estádio Beira-Rio, gol de Edenilson. Desde que chegou ao Inter, no início do ano, o treinador argentino ainda não conseguiu vencer o Grêmio, contabilizando quatro derrotas e um empate em cinco clássicos realizados. Na última terça, 29, pela Libertadores, o Inter ficou no empate em 0 a 0 com o América de Cali, no Estádio Pascual Guerreiro, em Cali, na Colômbia, resultado que colocou o colorado em segundo lugar na chave com oito pontos, próximo da classificação para as oitavas de final. No Campeonato Brasileiro, o time é vice-líder com 21 pontos e também busca a reabilitação após empatar em casa com o São Paulo na última rodada.
Coudet não poderá contar com o lateral-direito Saravia, que está com ruptura no ligamento do joelho, ficando fora do restante da temporada. Como Rodnei foi diagnosticado com coronavírus, o jovem Heitor deve ingressar no time titular. Na zaga, Rodrigo Moledo segue como titular na vaga do suspenso Zé Gabriel e no lado esquerdo, o lateral Moisés retorna ao time. O provável time a ser escalado deverá ter Marcelo Lomba, Heitor, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Moisés. Rodrigo Lindoso, Edenilson, Nonato e Boschilia. Abel Hernandez e Thiago Galhardo.