Uma cerimônia emocionante, na noite da última quarta-feira, 25, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, marcou a abertura oficial da 55ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (ONASE). “Estamos muito felizes em receber a todos nesta competição que marca o início das comemorações dos 150 anos do Colégio Mauá, a serem celebrados em 2020”, destacou o diretor geral, Nestor Raschen. “Um evento, sediado pela oitava vez pelo Mauá, que vai entrar para a história”, enfatizou o diretor Executivo do Rede Sinodal, Ruben Goldmeyer, que declarou aberta oficialmente a Olimpíada.
A competição, que conhecerá seu grande campeão nesta sexta-feira, 27, após o término das disputas das modalidades de basquete e vôlei, masculino e feminino, nas categorias Infantil e Infanto-Juvenil, reúne 633 estudantes de 20 escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ponto alto da abertura foi a entrada das delegações, seguida pelo juramento do atleta, acendimento do fogo simbólico e bênção do pastor Marcio Trentini. No final, o departamento de Dança e as equipes de Ginástica Rítmica e de Trampolim do Colégio Mauá presentearam o público presente com belas performances.
Os jogos, que durante os três dias de competição foram disputados nos ginásios do Mauá, do Esporte Clube União Corinthians, no Poliesportivo e na Universidade de Santa Cruz do Sul seguem até a tarde desta sexta-feira. Os jogos das semifinais e finais das Séries Ouro e Prata ocorrem nos ginásios do Mauá. “Um evento que nos orgulha, pois movimenta toda a comunidade escolar e ainda proporciona momentos de integração, voluntariado e amizade”, frisa Raschen.
Escolas
Participam da 55ª Onase representando o Rio Grande do Sul, o Centro de Ensino Médio Sinodal, de São Leopoldo; Centro Ensino Médio Pastor Dohms, de Porto Alegre; Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, de Horizontina; Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado; Colégio Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí; Colégio Evangélico de Panambi; Colégio Martin Luther, de Estrela; Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho; Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom; Colégio Sinodal de Tramandaí; Instituição Evangélica de Novo Hamburgo; Instituto Ivoti; Instituto Rio Branco, de São Leopoldo; Instituto Sinodal da Paz, de Santa Rosa; além do anfitrião, o Colégio Mauá. O Estado de Santa Catarina está representado pelo Colégio Bom Jesus/IELUSC, de Joinville; Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque; Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul; e Colégio Sinodal Doutor Blumenau, de Pomerode. Já do Paraná, participam os estudantes do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon.