Tenho recebido uma enxurrada de perguntas sobre a assustadora onda de fraudes e esquemas de pirâmides financeiras que estão tomando conta do Brasil. Um verdadeiro tsunami de golpes financeiros disfarçados de marketing multinível prometendo muita grana e pouco trabalho. Negócios do tipo “faça nada e ganhe dinheiro”. Milhares de pessoas estão indo atrás de sugestões de amigos e entrando nessas “barcas furadas”. E pior, empurrando essas “bombas-relógio” para os que estão em busca de ganhos fáceis (e rápidos).
Dê uma olhada nas opções: “Ganhe dinheiro apenas compartilhando anúncios em sites de classificados e redes sociais”. “Seja pago para ler e-mails e ganhe também pelos cliques de seus indicados”. “Ganhe 2% ao dia, 60% ao mês, sobre seu investimento, sem indicar ninguém”. Parece bem bom, né?
Tem empresas “caras-de-pau”. Uma delas anunciou ter parceria com a Liberty Seguros. Eu entrei em contato com a Liberty, que me informou que só comercializa seguros em parceria com corretores cadastrados na Susep (Superintendência de Seguros Privados). Baita propaganda enganosa!
Outro dia perguntei a um “investidor” que me ofereceu uma “barbada” dessas:
– Você sabe que esse sistema irá, mais cedo ou mais tarde, entrar em colapso, e os últimos afiliados ficarão no prejuízo. Mesmo assim, você se envolve e envolve seus amigos?
– Tô nem aí! Vou beber dessa fonte enquanto ela não secar e “tirar o meu” antes que acabe – respondeu.
Como se pode ver o tal “investidor” não conhece o conselho de Salomão: “A boa reputação vale mais do que ter muito dinheiro”. Nem as palavras do cantor Elvis Presley: “A única coisa boa em ter dinheiro é que você não precisa se preocupar com ele. Se eu gastar tudo hoje amanhã ganho mais. Isso não importa. O que importa são as pessoas que temos a nossa volta”.
Mas como podemos diferenciar um negócio de marketing multinível associado à ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) de uma pirâmide financeira ilegal e considerada crime contra a economia popular? A comentarista de finanças pessoais do Jornal da Globo, Mara Luquet, explicou que marketing multinível não é investimento financeiro e sim uma estratégia de marketing. E aconselhou a desconfiar de promessas de lucro alto e fácil.
Portanto, cuidado com negócios que prometem grana fácil. Albert Einstein já dizia: “O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.