EVERSON BOECK
[email protected]
Santa Cruz do Sul foi a cidade contemplada na última quinta-feira, 13, com a apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). O evento aconteceu no Teatro do Colégio Mauá e foi direcionado para os servidores públicos estaduais que atuam em qualquer órgão estadual de administração direta, como por exemplo, coordenadorias de Saúde e Educação, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícia e Previdência, Secretarias da Fazenda e Agricultura, entre muitos outros.
Após a cerimônia de abertura com o secretário adjunto da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), Leonardo Kauer, diretores da Sarh e autoridades locais, aconteceu a palestra inaugural na área da Gestão Pública, seguida da apresentação do PDI com espaço para debate e questionamentos. À tarde, ocorreu a apresentação dos Programas de Recursos Humanos (ProSer), Codipe e Rede Escola de Governo; a apresentação do Programa de Gestão do Patrimônio do Estado (Otimizar) e de Gestão de veículos, e, também, do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer).
Segundo a assessoria da SARH, idealizadora da iniciativa, a ideia é esclarecer aos servidores públicos o trabalho que está sendo implementado em termos de melhorias e modernização dos processos e estruturas do serviço público estadual. Estas apresentações, denominadas seminários regionais, estão acontecendo em cidades consideradas polo. Já foram realizados seminários em Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santana do Livramento e Santa Rosa. Os próximos serão em Caxias do Sul, Porto Alegre e Osório.
Segundo a SARH, esta medida que está sendo realizada em todo o RS parte do diagnóstico de que a administração pública, sem dúvidas, apresenta disfunções estruturais que reduzem sua capacidade de atender com rapidez e segurança desde suas próprias rotinas, até as políticas públicas que são demandadas pela sociedade.
O PDI pretende superar o modelo burocrático da administração estadual focado na modernização do serviço público. A meta da Secretaria é trabalhar globalmente para dar continuidade à formulação e implementação de um programa que seja capaz de articular ações dispersas, com base em diretrizes comuns e transversais nas áreas de compras públicas, patrimônio do Estado e recursos humanos.
ROLF STEINHAUS
Através de debates e explanações, palestrantes esclareceram os servidores
públicos sobre o trabalho que está sendo implementado