Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Agora é oficial. A obra de construção do novo prédio da Escola Estadual José Mânica vai sair do papel e se transformar em realidade. No início da noite de quarta, 2, a diretora da escola, Daiane Lopes, recebeu a informação de Paulo Magalhães, diretor geral da Secretária Estadual de Educação (Seduc) de que o projeto do educandário foi incluído na lista de obras a serem realizadas e apresentado ontem, 3, ao governador Eduardo Leite, já com valor disponibilizado para construção. A previsão do Estado é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2021.
A confirmação da inclusão da obra no orçamento do Estado é o resultado imediato da reunião realizada na manhã de terça, 1º, na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Porto Alegre, entre a comitiva da escola, lideranças políticas e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o secretário Estadual de Educação, Faisal Karam.
Durante a reunião, os integrantes da comitiva relataram ao secretário que desde a interdição e demolição do prédio antigo, em 2012, cerca de 300 alunos da escola estavam alojados em salas modulares que já apresentam condições precárias, fato que impediu o retorno das aulas presenciais em 2020. Após ouvir as argumentações da comitiva, o secretário teria reconhecido a urgência e assumiu o compromisso de incluir a obra no orçamento de 2021.
Karam confirmou para a comitiva que os projetos arquitetônico e hidráulico do novo prédio do Mânica já estão finalizados e que o projeto elétrico seria concluído nesta semana. O projeto prevê uma estrutura com dez salas de aula, setores administrativos, biblioteca, refeitório, laboratório de informática, química e física.
Após receber a confirmação da inclusão da obra no orçamento de 2021, a diretora Daiane frisou que recebe a notícia de forma esperançosa, pois, segundo ela, pela primeira vez nesses oito anos, se falou em prazo com contato direto com o secretário de Educação. Outro motivo que renova as esperanças é o fato de a demanda receber o apoio de lideranças políticas do Município. “Sinto-me contente em poder trazer esta notícia para a comunidade escolar da José Mânica e do Bairro Esmeralda. Agora, que temos dados concretos, vamos batalhar para que a obra realmente saia do papel, trazendo mais conforto, segurança e qualidade para a educação que nossos alunos merecem”, frisou.
O novo prédio será construído na mesma área do antigo, que foi interditado e demolido em 2012. Após serem finalizados todos os trâmites burocráticos, a previsão é de que a construção tenha início no mês de maio.