Ótimas notícias para a saúde de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo foram concretizadas na tarde de quinta-feira, 13. O auditório da Procuradoria-Geral do Município sediou o ato de assinatura para o repasse de recursos estaduais para os hospitais Ana Nery e Santa Cruz.
A Administração Municipal tem sido uma grande parceira dos hospitais da cidade e tem apoiado com recursos e politicamente reivindicações que buscam qualificar as estruturas e serviços prestados à comunidade de Santa Cruz do Sul e Vale do Rio Pardo. A prefeita Helena Hermany (Progressistas) celebrou a consumação da destinação das verbas. “Não abrimos mão da defesa da saúde de nossa comunidade e tenho sido parceira de nossos hospitais. Cuidar das pessoas requer investimentos e estes recursos permitirão a ambas as instituições dar um salto de qualidade nos serviços que prestam”, avaliou.
Helena também citou a luta pela manutenção da UTI Pediátrica no Hospital Santa Cruz. “Em janeiro, eu assegurei que a UTI Pediátrica não ia sair de Santa Cruz do Sul. O espaço foi uma grande conquista da comunidade, não poderia ser perdido. Bom que não só conseguimos a permanência, como a estrutura ainda será ampliada. Graças a toda a parceria que temos com a secretária Arita e sua equipe, os vereadores, órgãos de imprensa e o próprio hospital”.
Com verbas do Programa Estadual Avançar na Saúde, o Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu R$ 2.899.791,72 para a compra de equipamentos e reforma da área onde será implantada a ampliação da UTI Pediátrica. Ao Ana Nery (HAN) foram destinados R$ 1.600.000,00 para a compra de equipamentos para o centro cirúrgico e sala de recuperação, além da reforma dos espaços. Os recursos já devem estar disponíveis a partir da próxima semana.
A secretária estadual de Saúde Arita Bergmann conduziu a assinatura, acompanhada pelos representantes dos hospitais, diretor executivo do HAN, Gilberto Gobbi, e Rafael Frederico Henn, presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), entidade mantenedora do HSC.
TERCEIRA IDADE
Durante o evento, unidades municipais de saúde do Vale do Rio Pardo foram agraciadas com a certificação Amiga do Idoso – selo Bronze. Através da Estratégia Rede Bem Cuidar, elas participaram de um ciclo de formação para garantir aos usuários acima dos 60 anos um atendimento acolhedor, inclusivo, eficiente e humanizado. A ESF Faxinal foi a unidade santa-cruzense contemplada.
Para Arita, o prêmio reflete diretamente na qualidade do atendimento aos usuários. “Quem ganha com isso são as pessoas que vão às unidades de saúde. Sei o quanto faz diferença quando a UBS acolhe com carinho”, afirmou.
Sobre o reconhecimento, Helena afirmou que este é o início de uma jornada para qualificação do atendimento ao público da terceira idade. “Implantamos também neste ano o Centro de Referência do Idoso, além de Práticas Integrativas e Complementares em diversas unidades. São grandes passos para tornar Santa Cruz uma cidade Amiga do Idoso”.
HOMENAGEM
Ao final do ato, a secretária Arita recebeu, das mãos dos vereadores Henrique Hermany, Francisco Carlos Smidt e Gerson Trevisan, o decreto que destinará a ela o título de cidadã santa-cruzense, em sessão na Câmara. A prefeita Helena aproveitou a oportunidade para presentear a representante do Governo do Estado uma tiara com flores, adereço que acompanha os trajes típicos germânicos femininos. “É um gesto de reconhecimento pela sensibilidade com as demandas de nossa comunidade”, justificou Helena.