Lucca Herzog
[email protected]
Os Jogos e Gincana de Integração Ernestão 2023 foram oficialmente abertos. Na noite do dia 15, terça-feira, a abertura da competição da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira animou o Poliesportivo, que ficou em clima de celebração. Os alunos das três equipes – Ernesto Alves, Floriano Peixoto e Santa Cruz – apresentaram um espetáculo artístico diversificado, com a participação de pais e mestres, que integraram a festa.
“O Ernestão vem crescendo a cada ano, e nossos estudantes, juntamente com seus familiares, vêm mostrando um show de criatividade”, avaliou a diretora da Escola, Janaína Venzon. “É um conjunto de ações que envolvem todas as competências e habilidades, ou seja, é a parte social, a cultural e a esportiva. Solicitamos que nossos alunos ousem e inovem, e isso, na abertura, aconteceu. Tanto os passos das coreografias, a arte na montagem das alegorias, a caracterização: vejo que, neste ano, o Ernestão chegou a um auge de criatividade e de produção dos estudantes. Foi um despertar de talentos”.
A abertura foi dividida em tarefas, e envolveu diversas atividades, como coreografias, grito de guerra, apresentação de maquetes, alegorias, slogans e mascotes, dublagens e produções artísticas. O que marcou o início da cerimônia foi a dança de integração entre as equipes, ao som do clássico do cinema Footloose – Ritmo Louco. Houve ainda apresentação de teatro, com caracterização e interpretação da Escolinha do Professor Raimundo, além das dublagens de três sucessos da cantora americana Lady Gaga. Parte diferencial foi a decoração e a animação das torcidas, que embalou cada uma das tarefas.
A gincana do Ernestão segue com atividades até a próxima semana, com a programação recheada de esporte (futsal, vôlei, basquete e xadrez) e circuitos de tarefas. Com o encerramento no dia 25, no ginásio da Escola, ocorrem ainda a escolha da corte estudantil, em concurso para os títulos de rainha e de gato da Escola, e a aguardada divulgação do resultado da competição.