O vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) mencionou na Tribuna na segunda-feira, 10, a sua preocupação com o meio ambiente, em especial na questão das estiagens. Ele ressaltou que se aproxima o dia mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho e que é necessário se buscar uma maior conscientização quando à preservação ambiental.
“Recentemente passamos por períodos de estiagem e é necessário que nossa comunidade, assim como o Poder Público, assuma um papel de protagonismo no sentido de prevenção às estiagens”, citou.
Ele deu uma sugestão ao Município para que execute um projeto de preservação das nascentes dos rios e fontes de água. “Temos muitos lugares que cuidam das nascentes. Quero sugerir um programa integrado entre Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, nas matas junto às nascentes”, cita.
A meta é criar a conscientização e estimular a comunidade para a preservação, doando mudas de árvores nativas ou frutíferas para preservar as nascentes, assim como a mata ciliar. “De um lado o proprietário de área, que tem uma nascente, um olho de água, um córrego ou um rio, tem que ter em mente que é responsável pela sua preservação, não desmatando ou denegrindo essa fonte de água”.
Ele lembrou o programa protetor das águas, em Vera Cruz, que já tem 10 anos, e em Sinimbu, o Berço das Águas. Em Vera Cruz, o município tem parceria com empresas, onde os agricultores são ressarcidos financeiramente por preservar suas áreas à beira dos rios. Já em Sinimbu, a prefeitura tem uma parceria com a Emater, onde as famílias podem se inscrever e são definidas as fontes a serem preservadas e são ressarcidos por isso.
Em Santa Cruz, segundo ele, existe o Fundo Municipal de Agricultura e o do Meio Ambiente, de onde poderiam ser destinados os recursos para a execução do programa.