Estudantes do 9º ano da EMEF Normélio Egídio Boettcher estiveram, no dia 24, nas instalações do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. A visita teve como objetivo apresentar a estrutura e suas atribuições aos jovens.
Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o parque. Além disto, assistiram a duas palestras de empresas associadas ao Gauten. A Protege Química apresentou sua experiência em feira de ciências, que levou o projeto até Dubai. O outro projeto que os estudantes conheceram foi o Meta4Gov, quando aprenderam sobre realidade virtual e tiveram uma experiência em uma cabine de imersão no Metaverso. O chefe de divisão de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), Guilherme Della Giustina, apresentou aos jovens uma palestra sobre os conceitos de inovação.
Conforme Della Giustina, a iniciativa foi o projeto-piloto para uma ação maior, que será desenvolvida a partir do ano que vem, parceria entre a Sedet, Secretaria de Educação e empresas do Gauten. A partir de 2024, a secretaria pretende trazer mais escolas ao parque. “Não apenas para conhecer as instalações, mas para ter uma maior interação com as empresas e com tecnologia e inovação de um modo geral”, explicou.
De acordo com o representante da Sedet, a intenção da proposta é começar pelas escolas municipais, mas posteriormente abrir para as demais instituições de ensino do município que queiram visitar ou desenvolver algum projeto em parceria com o Gauten. “O projeto irá abranger todas as escolas de uma forma regular, com um calendário de visitação”, explicou.
Ainda segundo Della Giustina, a iniciativa busca utilizar o Gauten como elemento de inspiração e transformação na vida dos jovens, através do contato com a inovação e a tecnologia, monstrando novas perspectivas profissionais e de vida.