Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, e Arena Alviazul, em Lajeado. Nesses dois locais vão ser definidos, neste domingo, 10, a partir das 15 horas, os finalistas do Campeonato Gaúcho Série A2, os mesmos que vão integrar o Gauchão Série A1 em 2023. O Avenida recebe o Passo Fundo, enquanto o Lajeadense tem a visita do Esportivo. É a hora da verdade na Divisão de Acesso 2022.
Os times empataram sem gols no último domingo, 3, no Vermelhão da Serra, o que deixa em aberto o duelo em Santa Cruz do Sul. O vencedor sobe para a elite estadual e decidirá o título do Gaúcho A2. Novo empate empurra a definição para os tiros livres da marca do pênalti.
O Avenida conta com a força do seu torcedor, que deve lotar os Eucaliptos, num público estimado em 2,3 mil pessoas – 250 lugares foram reservados para a torcida do Passo Fundo. A venda de ingressos foi intensa ao longo da semana, com necessidade até de reforço de carga. O valor do bilhete em segundo lote a R$ 30,00 atraiu o torcedor aos pontos de comercialização. Neste domingo, o preço passa a R$ 40,00 no estádio.
Bilheterias e acessos dos Eucaliptos vão ser abertos às 13h30. Torcedores do Periquito ingressam pelos portões 1 (Rua Guilherme Lamberts) e 2 (Rua São José), enquanto os do Galo do Planalto devem se dirigir ao 3 (São José). A Guilherme Lamberts vai ser fechada pela Fiscalização de Trânsito da Prefeitura às 9 horas e a entrada no estádio por ela vai ser feita a pé. A direção do Avenida ainda pede que os espectadores doem alimentos não perecíveis para serem repassados a serviços de assistência social locais.
Na outra semifinal, o Esportivo entra em campo com a vantagem do empate porque venceu o Lajeadense por 1 a 0 em Bento Gonçalves no domingo passado. Para se classificar à decisão da Divisão de Acesso e subir ao Gauchão de 2023, a equipe do Vale do Taquari precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar com as vagas ou devolver o triunfo por um gol e levar a definição aos pênaltis.