O aguçado poder de decisão de Luis Suárez foi fundamental para o Grêmio vencer o Brasil, de Pelotas, por 1 a 0 na noite de quarta-feira, 25, na Arena, pela segunda rodada do Gauchão. Assim como havia feito contra o Caxias na estreia, o uruguaio anotou o gol da vitória tricolor. Dessa vez, diante de uma defesa sólida do Xavante, a rede só balançou aos 44 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Grêmio mantém 100% de aproveitamento na liderança do campeonato, com seis pontos. O Brasil soma três na terceira colocação. Pela terceira rodada, o Tricolor visita o São José no Passo d’Areia, em Porto Alegre, no domingo, 29, às 20h30. O Xavante entra em campo no mesmo dia, porém mais cedo, às 16 horas, contra o Esportivo na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Diante de uma defesa bem postada do Brasil, o Grêmio conseguiu criar duas boas oportunidades na etapa inicial, ambas pelo alto. Primeiro, Bitello cabeceou para grande defesa de Marcelo Pitol. Depois, foi a vez de Kannemann subir mais alto e golpear de cabeça, mas a bola passou raspando a trave. O Xavante atacou pouco e limitou-se a tentativas de média distância, todas defendidas com tranquilidade por Brenno.
Aos 2 minutos do segundo tempo, Rone foi expulso por entrada dura em Pepê. Com um a mais, o Grêmio intensificou a pressão. Aos 13, Cristaldo, que recém havia entrado em campo, cruzou e João Marcus quase marcou contra. A insistência tricolor só foi recompensada aos 44 minutos, quando Ferreira aparou lançamento com o peito e cruzou para Suárez. O uruguaio girou na pequena área e fuzilou para definir a vitória.