José Carlos Ferreira
A noite deste sábado vai ser de alegria para colorados ou gremistas? Ou para nenhum? Ainda em começo de temporada, os gigantes do futebol do Rio Grande do Sul estão devendo bons desempenhos aos seus torcedores e hoje se enfrentam no Gre-Nal 435 da história, a partir das 19 horas, no Beira-Rio, pela nona rodada do Gauchão, que tem outros clássicos programados para este fim de semana.
Como de praxe, o confronto entre Internacional e Grêmio está cercado de mistérios e de indefinições que somente serão esclarecidos quando as equipes entrarem em campo. O Tricolor lidera o campeonato com 17 pontos, cinco de vantagem sobre o Colorado, que é apenas o terceiro colocado, atrás também do Ypiranga, que tem 15. O Gre-Nal vai ter arbitragem do experiente Leandro Vuaden.
O técnico uruguaio Alexander Medina está pressionado no Inter, que tem apenas três vitórias em oito jogos e vem de derrota para o São José na rodada passada, além de dois empates seguidos no Beira-Rio – com Novo Hamburgo e Brasil. Nas últimas cinco partidas, venceu apenas o Caxias. A equipe colorada deve ter a estreia do lateral-direito argentino Fabrício Bustos esta noite.
Roger Machado reestreou no comando técnico do Grêmio com vitória de 4 a 0 sobre o São Luiz no sábado passado, na Arena, e agora já encara um desafio bem mais duro, contra o maior rival. Ele chegou como a principal peça da engrenagem que tentará tirar o Tricolor da Série B para a A do Brasileiro neste ano. Nas sete vezes que dirigiu o time em Gre-Nal, obteve quatro triunfos, um empate e duas derrotas. O meia colombiano Campaz, recuperado de lesão no joelho direito, deve ser titular hoje.
O último encontro entre os gigantes gaúchos foi em 6 de novembro do ano passado, também no Beira-Rio, pela 30ª rodada do Brasileirão. O Internacional venceu por 1 a 0, com gol de Taison, e se encontrava na sétima posição da tabela de classificação, mas depois desse jogo despencou da zona que levava à Libertadores da América para a da Copa Sul-Americano. Já o Grêmio era o penúltimo colocado e acabou o campeonato rebaixado para a Série B deste ano.
Gre-Nal 435
Quando: Sábado, 26, 19h.
Onde: Beira-Rio, em Porto Alegre.
Internacional – Daniel; Fabrício Bustos, Kaique Rocha, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Gabriel, Edenilson, Taison e D’Alessandro; David ou Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina.
Grêmio – Brenno; Orejuela, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nícolas; Thiago Santos, Villasanti, Bitello e Campaz; Rildo e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.
Arbitragem – Leandro Vuaden, com Rafael Alves e Michael Stanislau. VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).
Transmissão: Premiere (pay-per-view)