José Carlos Ferreira
[email protected]
Um ponto a mais depois de três derrotas consecutivas mantém o Avenida firme para permanecer na primeira divisão do futebol estadual. Este é o resumo do resultado do empate do Avenida com o Brasil em 1 a 1 na noite desta sexta-feira, 24, no Bento Freitas, em Pelotas, pela nona rodada do Gauchão. O Periquito foi a nove pontos na oitava colocação e o seu próximo compromisso será diante do São José no dia 4 de março, sábado, às 19 horas, no Passo d’Areia, em Porto Alegre.
A partida na Zona Sul começou animada, com três chances de gol numa faixa de 3 minutos. Aos 4, Guilherme Garré recebeu passe de Carlos Henrique e finalizou para grande defesa de Marcelo Pitol. A resposta do Brasil foi aos 5, quando Luiz Felipe mandou a bomba da entrada da área e a bola tirou tinta do travessão. Logo depois, aos 6, Da Silva concluiu com perigo da marca do pênalti.
A partir daí as equipes redobraram os cuidados defensivos e o duelo seguiu equilibrado até que os homens de camisa 9 carimbarem as suas marcas, com assistências dos laterais-direitos. Jonathan Bocão cruzou, Rodolfo espalmou para a frente e Da Silva pegou o rebote para fazer Brasil 1 a 0 aos 16 minutos. Na sequência, Lucas Lopes centrou e Carlos Henrique mandou para a rede aos 18: 1 a 1. Luiz Felipe chegou perto do segundo do Xavante ao disparar novo petardo do meio da rua, que também tirou tinta do poste. No fechamento do primeiro tempo, Da Silva acertou o travessão e a linha do gol após cruzamento de Márcio Jonatan, aos 45, e bateu com perigo de fora da área e à direita do alvo no minuto seguinte.
O segundo tempo foi sendo dominado pelo Brasil, mas sem oferecer grande preocupação para a defesa alviverde, até o Avenida ter a chance da virada aos 23 minutos. César Nunes cruzou da intermediária esquerda no segundo poste, on Carlos Henrique cabeceou fora do alcance de Pitol. A bola passou perto da meta é foi para fora. Aos 47 minutos, depois de um bate-rebate dentro da área avenidense, o árbitro Leandro Vuaden apontou pênalti de Marcão. Da Silva bateu, aos 50, e a bola encontrou o poste, salvando o ponto do Periquito.
GAUCHÃO 2023
1ª FASE – 9ª RODADA
BRASIL 1 A 1 AVENIDA
Quando: Sexta-feira, 24 de fevereiro
Onde: Estádio Bento Freitas
Brasil: Marcelo Pitol; Jonathan Bocão, João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira (Mário Henrique); Amaral (Chicão), Guilherme Nunes (Germano) e Luiz Felipe; Márcio Jonatan (Vitor Jesus), Da Silva e Patrick (Wellington). Técnico: Rogério Zimmermann.
Avenida: Rodolfo Costa; Lucas Lopes, Micael, Marcão e César Nunes; Jessé, Jeferson, Rafael Carrilho (Alexandre) e Guilherme Garré (Wesley Pionteck); PH (Biel Potiguar) e Carlos Henrique. Técnico: Márcio Nunes.
Gols: Brasil – Da Silva (16/1ºT); Avenida – Carlos Henrique (18/1ºT).
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, com Lúcio Beiersdorf Flor e Tiago Augusto Diel; Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos.
Cartões amarelos: Da Silva (Brasil); Jessé (Avenida).