O Gauchão, principal campeonato de futebol do Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos do Brasil, começa neste fim de semana. E o Avenida é o representante da Região dos Vales na competição. O time de Santa Cruz do Sul estreia no domingo, 22, às 16 horas, contra o Novo Hamburgo na casa do adversário. O primeiro jogo no Estádio dos Eucaliptos será na quarta-feira que vem, 25, a partir das 19 horas, diante do Internacional.
O time alviverde se prepara para o seu retorno à elite estadual, após três anos de ausência, desde 1º de dezembro último. A última participação no Gauchão foi em 2019, quando terminou em 11º lugar na fase inicial e acabou rebaixado para a segunda divisão. No ano anterior, o Avenida fez bonito e alcançou a etapa semifinal, onde foi eliminado pelo Grêmio, que se tornaria campeão daquela edição. A campanha de 2018 inspira o clube em 2023. A meta é ir o mais longe possível no campeonato e faturar uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro de 2024.
Durante a pré-temporada, o Avenida fez cinco testes, com três vitórias (combinado amador, Aimoré e Juventude) e dois empates (Grêmio sub-20 e Brasil de Pelotas), nos quais anotou seis gols e sofreu apenas um. “De modo geral, os jogos-treinos e amistosos que fizemos foram proveitosos. Ainda precisamos evoluir em algumas situações, mas estou muito satisfeito com o grupo de jogadores”, avalia o técnico alviverde, Márcio Nunes.
O desempenho na pré-temporada anima o comandante para a estreia no Gauchão. “A gente chega com uma equipe definida dentro daquilo que foi proposto. Em termos de organização defensiva, os números são positivos, sofremos somente um gol. Um segundo momento da pré-temporada foi focado na organização ofensiva, dando uma atenção especial ao pessoal de ataque, onde a gente ainda tem que evoluir em algumas movimentações. Temos que manter a nossa concentração e, acima de tudo, a nossa humildade. O Avenida no Gauchão tem que pensar cada partida, a começar pelo Novo Hamburgo, como uma final”, avisa Márcio.
O primeiro objetivo do Periquito é a permanência na primeira divisão estadual e por isso o técnico reforça essa necessidade de concentrar passo a passo em direção à meta. “A gente não esconde de ninguém. Temos que pensar na manutenção (na Série A1 do Gaúcho) e depois, no decorrer dos jogos, tendo sucesso e vitórias, podemos pensar em algo maior dentro da competição. Sabemos que o campeonato deste ano será extremamente difícil e equilibrado, com Inter e Grêmio começando com as suas forças máximas
A estreia do Avenida será contra o um velho conhecido de Márcio Nunes, o Novo Hamburgo, time que ele comandou nas edições de 2020 e 2021 do Gauchão. No retorno ao Estádio do Vale dos Sinos, o técnico estimula os seus jogadores para uma boa largada na competição, de preferência com os três pontos, o que terminaria com uma espera de 14 anos por vitória do Periquito na casa do Anilado. “A gente vai lá quebrar esse tabu e é importante nós arrancarmos com resultado positivo”, reitera o treinador.
O Novo Hamburgo fez um teste a mais que o Avenida na pré-temporada. O time do técnico Luís Gabardo Júnior, estreante no Gauchão nessa função, venceu Atlético Catarinense, empatou com Brasil de Pelotas, Grêmio sub-20 e Sindicato dos Atletas Profissionais e perdeu para equipe principal do Tricolor e Xavante num segundo encontro.
GAUCHÃO 2023 – 1ª RODADA
NOVO HAMBURGO X AVENIDA
Quando – Domingo, 22 de janeiro, 16h.
Onde – Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo – Lucas Maticoli; Itaqui ou Barbieri, Kesley, Mattis e Breno Lorran; Régis, Filipe Fraga e João Lucas; Dionathã, Wellissol e Lucas Gaúcho ou Matheus Lagoa. Técnico: Luís Gabardo Júnior.
Avenida – Rodolfo Castro; Lucas Lopes, Micael, Marcão e César Nunes; Jhonata, Rafael Carrilho e Guilherme Garré; Paulo Henrique, João Pedro e Wesley Pionteck. Técnico: Márcio Nunes.
Arbitragem – Jonathan Giovanella Vivian, com Claiton Timm e Fabrício Lima Baseggio; Matheus Souza Costa.
Dupla Gre-Nal estreia contra Ca-Ju
Os gigantes do Rio Grande do Sul estreiam no Gauchão 2023 contra as duas maiores potências futebolísticas da Serra. Neste sábado, o Grêmio enfrenta o Caxias no Centenário, em Caxias do Sul, a partir das 16h30, e o Internacional tem a visita do Juventude no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 19 horas. Começo quente e em alta pressão no campeonato estadual.
O Grêmio está embalado pelas dez contratações feitas para a temporada de retorno ao Brasileirão, após um ano na Série B nacional. A principal estrela dentre os reforços é o atacante uruguaio Luis Suárez, autor de três gols na vitória por 4 a 1 sobre o São Luiz de Ijuí na última terça-feira, 17, que tornou o Tricolor tetracampeão da Recopa Gaúcha – o duelo entre os campeões do Gauchão e da Copa FGF de 2022.
O técnico Renato Portaluppi deve escalar o Grêmio com base no time que iniciou contra o Rubro, contudo com trocas em algumas posições para dar mais minutagem a jogadores que entraram no decorrer da partida. O lateral-direito João Pedro foi inscrito no Boletim Diário Informativo da Confederação Brasileira de Futebol nessa quinta-feira, 19, e pode figurar como titular, com Fábio no banco. O Tricolor também espera contar com o meia argentino Franco Cristaldo.
Vice-campeão brasileiro no ano passado, o Internacional adotou política do arquirrival, dispensou dez atletas e valoriza os remanescentes da temporada passada. Até o momento, a direção colorada fez apenas duas contratações. O lateral-direito Mário Fernandes e o goleiro John foram buscados no CSKA Moskow, da Rússia, e no Santos, respectivamente, por empréstimo até o final deste ano e devem começar como opções do técnico Mano Menezes no banco de reservas.
Regulamento do campeonato
O Gauchão 2023 começará com 12 equipes: Aimoré, Avenida, Brasil, Caxias, Esportivo, Grêmio, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, São José, São Luiz e Ypiranga. A primeira fase será disputada em turno único com confronto entre todos os clubes em 11 rodadas.
Os quatro primeiros colocados avançarão para as semifinais, onde haverá dois jogos de ida e volta para definir os dois finalistas do campeonato. Nessa penúltima etapa, o time que passar na primeira colocação enfrentará o quarto lugar e o segundo pegará o terceiro. Os dois últimos colocados na fase inicial serão rebaixados para a Série A2 Divisão de Acesso de 2024.
O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado no Gauchão terão vagas asseguradas na Copa do Brasil do ano que vem. Caso consigam classificação ao torneio nacional por outras competições, os lugares serão destinados aos seguintes classificados no campeonato estadual. Três passagens para a Série D do Brasileiro 2024 irão para as melhores equipes classificadas no Gaúcho, excetuadas aquelas já garantidas nas quatro divisões nacionais.
A dupla serrana precisa recuperar o prestígio dentro do cenário estadual. No Gauchão do ano passado, nenhum dos dois clubes passou da primeira fase. O Caxias ainda foi o quinto colocado e ficou a um ponto da vaga nas semifinais. Já o Juventude escapou do rebaixamento para a Divisão de Acesso na 11ª e última rodada justamente pela vitória do rival grená sobre o União Frederiquense. Contudo, o Papo caiu para a Série B nacional sendo último colocado no Brasileirão de 2022.