Início Esporte Gauchão A2: começa a peleia por duas vagas na elite

Gauchão A2: começa a peleia por duas vagas na elite

Fotos: Divulgação/RJ
Avenida e Santa Cruz entram como candidatos a subir ao
Gauchão e a caminhada se inicia dentro do Grupo B, que é regionalizado

Dezesseis clubes dos quatro cantos do Rio Grande do Sul começam neste fim de semana a caminhada em direção ao sonhado acesso à elite do futebol estadual. Ao final do Campeonato Gaúcho da Série A2, apenas dois deles atingirão esse objetivo. Avenida e Santa Cruz são os representantes de Santa Cruz do Sul e entram na competição como dois candidatos fortes na peleia pelas vagas e, é claro, pelo título – afinal, uma taça a mais na galeria agrada a todos.


As 16 equipes, todas de muita tradição no cenário estadual, com passagens pela primeira divisão, estão divididas em dois grupos de oito para a primeira fase. As chaves são regionalizadas e de cada uma passarão, após dois turnos de jogos, os quatro melhores times para a etapa de quartas de final. Os duelos de ida e volta da segunda fase apontarão os semifinalistas e, por fim, os dois clubes que alcançarem a decisão da Série A2 – Divisão de Acesso subirão ao Gauchão de 2023.


Os dois santa-cruzenses estão no mesmo grupo, o B, com a companhia de Guarani de Venâncio Aires, Lajeadense – rivais da Região dos Vales –, Internacional de Santa Maria, Pelotas, São Gabriel e São Paulo de Rio Grande. O A conta com os outros oito clubes: Brasil de Farroupilha, Cruzeiro de Cachoeirinha, Esportivo de Bento Gonçalves, Gaúcho de Passo Fundo, Glória de Vacaria, Passo Fundo e Tupi de Crissiumal. O último colocado de cada chave ao final da primeira fase será rebaixado para a Série B – Segunda Divisão de 2023.


O Santa Cruz estreia neste sábado, 9, no clássico regional contra o Guarani no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio, às 15h30. O primeiro compromisso do Avenida é diante do Lajeadense, em outro duelo dos Vales, no domingo, 10, às 15h30, nos Eucaliptos – ingresso a preço promocional de R$ 20,00 (valor de meia entrada) para todos os torcedores na secretaria do clube e, a partir das 10 horas no dia do jogo, na bilheteria do estádio.

Com a palavra, os técnicos da dupla Ave-Cruz


“Ainda temos muitas coisas a melhorar, mas sempre há algo a ser ajustado, adaptado. A perspectiva é sempre de evolução a cada treino e a cada jogo, para chegar o mais próximo possível daquilo que a gente quer. Vamos mostrar que a gente tem um time muito competitivo. A competição vai ser uma das mais difíceis dos últimos anos, porque são equipes de muita tradição, com grandes investimentos para montar equipes fortes nas duas chaves. Eu tenho certeza de que a gente vai ser, dentro da dificuldade da competição, uma das equipes que vai brigar pelo acesso.” – Rodrigo Bandeira, do Avenida

“A expectativa é muito boa, pois fizemos dois bons jogos amistosos (contra o Esportivo), principalmente o segundo, onde já vimos uma evolução importante na equipe. Esperamos a equipe crescendo a cada jogo, ganhando corpo e os atletas entendendo a nossa metodologia e se conhecendo melhor. Temos tudo para uma grande estreia, num clássico dificílimo, e precisamos fazer um jogo seguro, concentrado e com excelência. O campeonato será um dos mais difíceis dos últimos anos, em alto nível, com times de muita qualidade e elencos bem completos.” – Wiliam Campos, do Santa Cruz