A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou na manhã de quinta-feira, 10, o conselho técnico do Campeonato Gaúcho – Divisão Especial 2023, o primeiro nível do futebol estadual. O Avenida será o representante de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo no certame. A equipe alviverde, que será comandada pelo técnico Márcio Nunes, terá seis dos 11 jogos da primeira fase no Estádio dos Eucaliptos.
O calendário do Periquito terá estreia contra o Novo Hamburgo no Vale dos Sinos em 15 de janeiro. As primeiras emoções para os torcedores nos Eucaliptos serão no dia 21 ou 22 do mesmo mês, na segunda rodada, diante do Internacional. Na sequência, mais um jogo em casa, dessa vez com a visita do Ypiranga de Erechim. O confronto com o Grêmio será na sétima jornada da competição, na Arena, em Porto Alegre.
A fórmula do Gauchão 2023 repete as edições anteriores. Os oito melhores classificados ao final da primeira fase avançarão às quartas de final, que será disputa no sistema mata-mata – ida e volta. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2 – Divisão de Acesso de 2024.
Para a fase de mata-mata, não haverá gol qualificado. A utilização do árbitro de vídeo (VAR) está prevista para começar a partir das semifinais da competição. Os clubes poderão inscrever até 50 atletas. Novas inscrições ou trocas na lista devem ser realizadas até 24 horas antes do início da nona rodada.
No conselho técnico, a gerente de Marketing da FGF, Carla Larini, apresentou a parceria firmada com a Brax, maior empresa de marketing esportivo da América Latina. Pelos próximos três anos, a Brax será responsável pelas propriedades comerciais do Gauchão, como a exibição dos patrocinadores em placas de led nos estádios em jogos com transmissão pela televisão.
Confira a primeira rodada
São Luiz x Ypiranga
Novo Hamburgo x Avenida
Internacional x Juventude
Esportivo x São José
Brasil-PEL x Aimoré
Caxias x Grêmio