O mês de outubro foi especial para a Gasima, loja santa-cruzense de materiais elétricos. No dia 13, a loja completou 40 anos de funcionamento. A data foi comemorada com atividades voltadas para os clientes. Nos sábados, por exemplo, foram realizadas atividades como sorteios de brindes e oferecimento de guloseimas para aqueles que faziam suas compras.
Tudo começou em 1976, com desejo da família Hammes de ter um negócio próprio. “Eu trabalhava em um escritório e meu esposo, Lauro, já falecido, trabalhava viajando. E nós tínhamos vontade de ter algo que fosse nosso”, conta Claudete Hammes, a proprietária.
Então a loja começou aos pouquinhos. Foi escolhido um local de funcionamento, e um nome para a loja. O nome, aliás, teve como base o nome da rua do primeiro endereço: Gaspar Silveira Martins. Com as iniciais “Ga”, “Si” e “Ma”, surgiu a Gasima.
Inicialmente, de acordo com Claudete, eram comercializados apenas materiais elétricos. Depois, começou-se a trabalhar com iluminação, materiais industriais e hoje, a loja começa a trabalhar também com automação. Uma das grandes novidades são os pisos aquecidos e as placas fotovoltaicas (solares).
Há nove anos no endereço atual, hoje a loja é administrada por Claudete e pelo filho Cristiano Hammes. Considerando loja e depósito, que ficam no mesmo endereço, a empresa tem cerca de 800 metros quadrados. Trabalham nela, 28 funcionários.
O segredo do sucesso, Claudete garante, que é estar atualizado. “A gente sempre foi atrás das novidades. Sempre procurou saber o que tinha de novo no mercado, o que as pessoas poderiam estar precisando, e fomos nos atualizando”, explica.
O próximo passo da Gasima será a abertura de uma loja só de iluminarias e automação. O espaço ficará na mesma rua, a 28 de setembro, na mesma quadra, no endereço onde a Gasima funcionava há alguns anos. A inauguração está prevista para o dia 8 de novembro.