Início Geral Galpão Crioulo: Há 30 anos o CTG de todas as querências

Galpão Crioulo: Há 30 anos o CTG de todas as querências

Alyne Motta – [email protected]
Clarissa Moura – [email protected]

Um ginásio lotado com cerca de 8 mil pessoas presentes. Assim foi a noite do dia 5 de maio, quando aconteceram as gravações do programa alusivo aos 30 anos do Galpão Crioulo, no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, durante a 12ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
Uma grande festa para “gaúchos e gaúchas, de todas as querências”. Antes das gravações, o público pode prestigiar imagens que marcaram a história do Galpão Crioulo, como episódios antigos e depoimentos de músicos. Para a festa ficar completa, grandes nomes da música se uniram para celebrar o momento.

Clarissa Moura

Os apresentadores do programa, Nico e Neto Fagundes

Ao todo 38 convidados especiais, apresentaram um resgate da história do programa e músicas que marcaram época. A banda base foi composta pelos músicos Marcelinho Freitas na Percussão e bateria, Rodrigo Maia no Baixo, Márcio Rosado e Matheus Alves que fizeram o acompanhamento instrumental destes convidados.
Luciano Maia foi o responsável por toda produção musical, organizou um repertório com clássicos da música. Uma mescla de moderno com antigo, unindo a velha e nova geração de músicos. Além dos clássicos, os artistas mostraram um pouco da música gaúcha que faz sucesso atualmente.

PARTICIPAÇÕES
O músico Pirisca Grecco, sobrinho dos autores da composição Guri, atravessou o estado para participar da festa. Para ele, a composição traz muitas lembranças da infância. “Sinto-me honrado pelo convite para fazer parte desta grande festa que celebra o espaço da música gaúcha na televisão”, declarou.
Outro momento de bastante emoção foi quando o quarteto de mulheres, Juliana Spanevello, Maria Luiza Benitez, Loma e Fátima Gimenez, cantou o clássico Céu, Sol, Sul. “É uma emoção dividir o palco com estas grandes cantoras, mulheres que são referências na nossa música”, afirma Juliana Spanevello.

Clarissa Moura

O quarteto feminino que interpretou Céu, Sol, Sul

DESPEDIDA
A noite foi repleta de emoções incluindo despedida. “Tio Nico”, que esteve no comando deste programa desde sua fundação, passou oficialmente a função de apresentador para seu sobrinho Neto Fagundes, que já vinha comandando o programa há algum tempo.
Bagre Fagundes, falou sobre a felicidade em estar participando desta comemoração e que, aos 72 anos de idade freqüentando palcos desde os 10 anos de idade, ressaltando sua alegria em estar ali era multiplicada, pois além de cantor, é pai de Neto Fagundes e irmão de Nico Fagundes.
O Galpão Crioulo é o único na televisão que se manteve por 30 anos no ar em uma mesma emissora e mesmo apresentador. O programa recebeu menção honrosa no prêmio Açorianos de Música por este feito. A gravação vai resultar em 3 episódios nos próximos domingos dias 13, 20 e 27.

Clarissa Moura

Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram a gravação do programa

CONVIDADOS ESPECIAIS
Adelar Bertussi, Ângelo Franco, Bagre Fagundes, Berenice Azambuja, Beto Mayer, Cristiano Quevedo, Daniel Torres, Dante Ramon Ledesma, Délcio Tavares, Dorothéo Fagundes, Érlon Péricles, Ernesto Fagundes, Fátima Gimenez, Gaúcho da Fronteira, Gilberto Monteiro, Iedo Silva, Jarí Terres, João Chagas Leite.
João de Almeida Neto, João Luiz Corrêa, Jorge Freitas, José Mendes Jr, Juliana Spanevello, Leandro Rodrigues, Loma, Luciano Maia, Luiz Carlos, Borges, Marcello Caminha, Marco Aurélio Vasconcelos, Maria Luiza Benitez, Mauro Moraes, Neto Fagundes, Pirisca Grecco, Raúl Quiroga, Shana Müller, Teixeirinha Filho, Walther Morais.