De virada, o Futebol Clube Santa Cruz estreou com vitória na Divisão de Acesso 2017: placar de 2 a 1, sobre o Guarani de Venâncio Aires. O clássico regional ocorreu na noite desta terça-feira, 7 de março, no Estádio dos Plátanos.
O jogo não começou como era esperado pelo Santa Cruz. Logo aos 6 minutos, o Guarani abriu o placar com o zagueiro Eduardo. Com boas substituições do técnico Lúcio Collet, a reação do Galo veio aos 24 minutos do segundo tempo: o atacante Anderson Catatau empatou (1 a 1). Aos 27 minutos da etapa final, Carlos Eduardo, do Galo, foi expulso após levar o segundo amarelo e o consequente vermelho.
Mesmo com um jogador a menos, o time santa-cruzense mostrou força e qualidade. O atacante Juliano Fogaça em boa jogada individual, sofreu pênalti. Aos 31 minutos, o meia Alex Goiano cobrou a penalidade e marcou 2 a 1, determinando a virada do Futebol Clube Santa Cruz. No apito final do árbitro, vitória alvinegra.
No próximo domingo, no Estádio Sílvio de Faria Corrêa em São Gabriel, o Santa Cruz joga sua segunda partida pela Divisão de Acesso, contra o São Gabriel.