Na tarde desta quarta-feira, o FC Santa Cruz empatou com o Santo Ângelo em 2 a 2, fora de casa. Foi o primeiro jogo do mata-mata contra o rebaixamento à Terceira Divisão do futebol gaúcho. Com o resultado, o Galo pode, no próximo sábado, empatar em 0 a 0 ou 1 a 1 para continuar na Divisão de Acesso para 2017. O jogo será à tarde nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. Se houver novo empate em 2 a 2, a decisão vai aos pênaltis. Com empate a partir de 3 a 3, o Santo Ângelo segue na Divisão de Acesso. Quem vencer a partida, se mantém nessa divisão e, quem perder, estará rebaixado à Terceirona.
Na partida em Santo Ângelo, o Santa Cruz entrou em campo com quatro desfalques: o centroavante Fábio Buda, o volante Lúcio Gaúcho (os dois suspensos pelo terceiro cartão amarelo), o zagueiro Caio e o meia Jéferson Carioca (estes dois últimos lesionados).
Mesmo desfalcado, o Galo começou bem a partida pois chegava com frequência ao ataque. Porém, o Santo Ângelo reagiu e, aos 20min, Elton cabeceou para as redes: 1 a 0 para os missioneiros. O Santa Cruz não se rendeu e, ainda no primeiro tempo, Julinho e Maiquel obrigaram o goleiro Rodolfo a fazer duas grandes defesas.
Aí veio o segundo tempo, e o Santa Cruz ampliou sua pressão. Em uma das chances criadas, Guilherme Sapé obrigou Rodolfo a mais uma grande defesa em cobrança de falta e, na sequência da jogada, Maiquel chutou por cima do gol. Aos 9min, o prêmio para o time santa-cruzense: ele mesmo, Maiquel, marcou e deixou tudo igual (1×1).
Minutos depois, o momento polêmico do jogo. Elton (autor do gol do Santo Ângelo) levou cartão amarelo e aplaudiu ironicamente o árbitro. Foi expulso. Elton chutou o juiz e começou a correr atrás dele. Os brigadianos demoraram a interferir, e levou alguns minutos para Elton ser retirado do campo.
Mesmo com um jogador a mais, o Santa Cruz teve alguns problemas defensivos. Aos 27min, Lucas, do Santo Ângelo, apareceu na cara do gol, mas, na finalização, o goleiro Vandré fez uma grande defesa.
Aos 35min, o Santa Cruz virou o jogo. Em grande jogada de Maiquel, o centroavante William Campos, de carrinho, fez 2×1 para o Galo. Aos 46min do segundo tempo, o árbitro marcou pênalti para o Santo Ângelo, cometido por Vandré. Aos 47, Diniz foi para a cobrança e deixou tudo igual: 2 a 2, placar final.
O Santa Cruz jogou com: Vandré; Guilherme Sapé, Daniel Navarro, Romário Scherer e Cássio; David, Diego Saraçol, Maiquel, Juninho e Julinho (Márcio); William Campos (Arthur). Técnico: Leco.