Início Geral Gabinete na Comunidade busca atender reivindicações de moradores

Gabinete na Comunidade busca atender reivindicações de moradores

Ana Souza
[email protected]

Tendo como objetivos buscar um espaço para informes e discussões das pautas e reivindicações e ideias gerais da comunidade, foi idealizado o Gabinete na Comunidade. A iniciativa é do vereador santa-cruzense Paulinho Lersch (PT).
A primeira ação ocorreu no dia 12 de março, no Bairro Esmeralda. Nos dias 27 de março e 2 de abril, o local recebeu novamente o Gabinete na Comunidade com discussões sobre a canalização da sanga localizada na Rua Getúlio Vargas, bem como pavimentação das ruas próximas. No dia 7 de abril foi a vez do Bairro Progresso; na terça-feira, dia 16, a reunião ocorreu na Comunidade Santa Clara, no Corredor Zanette e no dia 23 será no Bairro Capão da Cruz. As próximas reuniões deverão acontecer no Bairro Ana Nery, São José da Reserva e assim, em outros bairros e distritos.
A primeira reunião do Gabinete na Comunidade foi marcada pelo debate de assuntos como a prestação de contas do vereador. “Aproveitei a oportunidade para prestar contas à comunidade referente ao que já foi feito e o que está em andamento em meu mandato. Durante a reunião também apresentei a ideia de criarmos uma área de lazer e esporte para as crianças, na área localizada acima do ginásio. Os moradores que se fizeram presentes aprovam a ideia.”
Outra questão discutida foi referente ao trânsito. “Juntamente com o engenheiro Luiz Hoffmeister, representando a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, apresentamos para a comunidade uma ideia de algumas mudanças na Avenida Deputado Euclides Nicolau Kliemann, uma delas é a sinaleira localizada entre a Avenida Deputado Euclides Nicolau Kliemann e a  Rua Carlos Swarowsky. O objetivo é trocar a sinaleira por uma minirrotatória, visando melhorar e dar mais segurança ao trânsito neste local. A comunidade aceitou por unanimidade, agora o próximo passo será testar a funcionalidade desta minirrotatória”, explica Lersch.
Segundo ele, os resultados estão sendo positivos. “Já temos vários pedidos de reuniões em outras localidades, inclusive no interior do município. Queremos até o final do ano levar o Gabinete na Comunidade a todos os bairros de Santa Cruz. A comunidade está acolhendo muito bem a iniciativa, que tem quatro prioridades que são referentes ao trânsito, saúde, educação e instalação de áreas de lazer.”

UPA

Uma das propostas do Gabinete da Comunidade já surtiu resultado positivo, a Unidade de Pronto Atendimento permanecerá no Bairro Esmeralda. “Tanto eu, quanto a Associação de Moradores, direção da escola e a comunidade, aproveitamos para reforçar o pedido ao secretário da Saúde da permanência da Unidade de Pronto Atendimento no Esmeralda, uma vez que não existiam motivos para impedir o início das obras, conforme relatório entregue pelo representante da Secretaria Estadual de Planejamento, Gerri Machado.”
Após a reunião, o vereador Paulinho Lersch recebeu a notícia de que a UPA ficará no bairro, favorecendo não só o bairro, como as localidades vizinhas. “Recebi com muito orgulho essa notícia. Com a força da Associação do Bairro, mobilização dos moradores e agora com seu primeiro vereador do bairro, tenho certeza que essa é a primeira de muitas conquistas”, enfatizou o vereador.

Fotos: Divulgação/RJ

Moradores do Bairro Esmeralda participaram das reuniões do Gabinete na Comunidade

Gerri Machado, representante da Secretaria Estadual de Planejamento; vereador Paulinho Lersch e demais representantes do Bairro Esmeralda durante oficialização da permanência da UPA no Bairro