Início Geral Gabinete de Gestão Integrada é reativado pelo Município

Gabinete de Gestão Integrada é reativado pelo Município

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão de coordenação e deliberação de políticas de segurança pública em Santa Cruz do Sul, foi reativado e reiniciou suas atividades na manhã desta terça-feira, dia 7. Com as atividades interrompidas desde maio de 2012, o órgão retomou os trabalhos tendo como pauta prioritária na agenda 2013 a prevenção e o combate à drogadição.
De acordo com o secretário executivo do gabinete, Henrique Hermany, a questão da falta de leitos nos hospitais do município, a reincidência dos casos, prevenção e tratamento, rede de acolhimento, o crescimento do crack e de outras drogas, a atuação integrada dos órgãos em ações de prevenção e combate, a indiferença social e o empurra-empurra de responsabilidades serão assuntos a serem discutidos nos próximos encontros. As reuniões acontecerão sempre nas primeiras quartas-feiras do mês, às 9 horas, na sala do GGIM, junto à Guarda Municipal.
Para Hermany, a reativação do GGIM completa a reestruturação na área de segurança pública do município. “Toda essa convergência e integração na atuação das forças da segurança é um avanço para Santa Cruz do Sul”, disse. A partir de agora toda a estrutura estará centralizada no QG da Guarda Municipal. Quanto à agenda, ele reforça a pauta da drogadição como prioritária. “Há um entendimento comum que hoje o problema do crack e das drogas em geral, seja enfrentado de forma forte pelo município, com todas as secretarias e o apoio de todos os órgãos de segurança”.
Agora vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, o GGIM passou a contar com a participação do 7º BIB como membro oficial e também, na condição de convidados, com representantes da magistratura, Ministério Público, Defensoria e Ordem dos Advogados do Brasil. O órgão também atua como instância colegiada de deliberação e coordenação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Nesta primeira reunião foram apresentados os novos membros – titulares e suplentes – nomeados pelo prefeito Telmo Kirst, através da portaria nº 18.794, de 3 de maio. Compõem o GGIM, além da Secretaria Municipal de Segurança, o gabinete do prefeito municipal, as secretarias de Transportes e Serviços Públicos, de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, de Saúde, de Educação e Cultura , Guarda Municipal, Defesa Civil, Diretoria para Assuntos de Segurança e Cidadania, Polícia Civil, Brigada Militar, 6º Comando Regional de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Superintendência dos Serviços Penitenciários.

Patrulha Maria da Penha
Também esta manhã, representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Brigada Militar, IGP e Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência estiveram em Santa Cruz do Sul apresentando a Patrulha Maria da Penha. A ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar prioriza municípios onde já acontece o Programa Territórios da Paz e o convivência em Harmonia.
A patrulha vai preencher uma lacuna entre a expedição da Medida Preventiva e sua aplicação, atuando como polícia restaurativa. Elas não farão o atendimento a ocorrências e sim o pós-delito, acompanhando o cumprimento da Medida Preventiva e a situação das vítimas, através de constantes visitas em suas residências. Com viaturas identificadas, as equipes serão compostas por policiais especificamente treinadas para esta finalidade.