Ana Souza – [email protected]
Na modalidade de futebol a AABB coleciona inúmeros títulos. Nos dias 9 e 10 de outubro de 2004, a AABB sediou os jogos do 8º Campeonato de Futebol Minicampo Master (acima de 40 anos), promovido pela FENABB e que não constavam dos jogos estaduais daquele ano. A competição contou com a participação de 12 AABBs. A AABB Santa Cruz sagrou-se Campeã Estadual, tendo sido o jogo final contra a equipe de Santo Ângelo. Participaram os atletas: Regis Lopes, Miguel Batista, Mário Kops, Erni Dockhorn, Antônio Müller, Miguel Hoppe, Lair Ipê da Silva, Vilmar Seibert, Luiz Frantz, Ernesto Sehnem, Rosemiro Silva, Inácio Swarowsky, Romeu Bencke e Euclides Weiss. Na comissão técnica e cartolagem atuaram o Wolney Solano, Marlon, Marcos Gressler e o Luis Moritzen. A partir de 2005, a competição passou a fazer parte dos jogos da JESAB.
Em 2010 tornou-se Bicampeão Estadual de Futebol Minicampo Master (acima de 40 anos), com competições novamente em Santa Cruz do Sul. O elenco contou com o Marcos Gressler, Rogério Simianer (Rogerinho), Clairton Domingues (Kiko), Valdir Scheibler, Oli Schulz, Flávio Rockenbach, Rogério Barreto, Antônio Muller, João Vicente Sturmer, Vladimir Barroso, Elson Machado, Carlos Simon, Evandro Salter, Hildo Siqueira e Regis Lopes. O treinador foi o Edson Koeppe.
No mesmo ano mais uma conquista: nos dias 5, 6 e 7 de novembro, na cidade de Ijuí, foram realizados os jogos da competição Sul-Brasileira de AABBs, ocasião em que sagram-se campeões. Os atletas: Flávio Rockenbach, Rogerinho, Kiko, Valdir Scheibler, Oli Schulz, Marco Gonzatto, Marcos Gressler, Elson Machado, Paulo Sérgio Silva, Regis Lopes, Delmar Hartungs, João Vicente Sturmer e Vladimir Barroso, todos treinados pelo Edson Koeppe.
Em 2011, durante a 38ª Jesab – realizada nos dias 1º e 2 de outubro, na cidade de Santo Ângelo –, tornou-se Tricampeão Estadual. A abertura dos jogos contou com as ilustres presenças do atleta campeão olímpico de voleibol, Paulão e do atleta campeão do mundo pelo Nacional do Uruguai e Grêmio Porto Alegrense, Hugo de Leon. O placar final foi Santa Cruz 3 x 1 Jaguarão.
O bicampeonato Sul-Brasileiro viria no mesmo ano. Nos dias 12 e 13 de novembro, a AABB, através de sua equipe de Futebol Minicampo Master (acima de 40 anos), representou o Rio Grande do Sul nos jogos Sul-Brasileiros entre AABBs, realizado em Dourados (MS).
As seis equipes participantes foram divididas em duas chaves de três equipes cada, classificando-se só a primeira colocada para o jogo final. O primeiro jogo ocorreu contra a equipe de Campo Grande (MS), quando obteve vitória por 3 x 2. A segunda partida foi contra a equipe de Sete Quedas, com vitória por 3 x 1, classificando para a final da competição.
E às 10h do dia 13 de novembro, em um domingo, ocorreu a finalíssima contra Curitiba-PR. A equipe mostrou todo o seu exuberante futebol, fazendo uma exibição de luxo e aplicando 5 x 1 no adversário (com parcial de 3 x 0 no primeiro tempo), sagrando-se assim Bicampeã Sul-brasileira. Os atletas campeões: Marcos Gressler, Rogério Simianer (Rogerinho), Clairton Domingues (Kiko), Valdir Scheibler, Oli Schulz, Flávio Rockenbach, Rogério Barreto, João Vicente Sturmer, Vladimir Barroso, Elson Machado, Altemir Palmeira, Marco Gonzatto, Ivan Vogt e Sérgio Agnes. Com exceção do Sérgio Agnes, estiveram todos presentes na conquista do bicampeonato estadual em Santo Ângelo. O treinador foi Edson Koeppe e o massagista Jair Cândido, popular “Lei”.
Divulgação/RJ
A equipe de Futebol Minicampo Master (acima de 40 anos) sagrou-se Campeã Sul-Brasileira, em Dourados (MT)
Presença no Campeonato dos Servidores Públicos e Bancários
Títulos também foram obtidos pela equipe de Futebol de Salão. No início de 1979, a AABB teve a sua primeira grande conquista no futebol, quando no dia 9 de fevereiro venceu na partida final a equipe dos Oficiais do 8º BIMtz por 2 x 1, sagrando-se campeã de Futebol de Salão do 1º Campeonato dos Servidores Públicos e Bancários da cidade.
Os gols que conduziram ao título foram marcados pelo Rosemiro e pelo Bola. Essa conquista foi muito importante, porque os times participantes da competição eram quase todos fortíssimos. Com muita amizade e união foi montada uma equipe, um grupo de atletas e comissão técnica que passou a obter grandes vitórias daí em diante. Os jogos foram realizados todos no ginásio do Colégio São Luís (Luisão).
Os atletas campeões foram os seguintes: Cacildo, Bola, Mário Kops, Paulinho Rech, Rosemiro, Piru, Valter Dal’Osto, Moacir Reis, Carola e Palito. A comissão técnica era constituída pelo Danilo e o Tarcísio. O massagista era o Guido Schling, que, assim como o Gilberto Teichmann, tinha o apelido de Candelária e era experiente e tradicional na área de massagens.
Campeonato Abebeano de Futebol de Salão do Vale do Taquari (Cafsvat)
Em 1998, atendendo convite dos organizadores do Campeonato Abebeano de Futebol de Salão do Vale do Taquari (Cafsvat), pela primeira vez a AABB participa da competição, cuja realização acontece desde 1967. No decorrer dos anos, o Futebol de Salão foi substituído pelo Futebol Sete e foram incluídas outras modalidades esportivas como o Voleibol, Bocha e Canastra.
Já na estreia a equipe de Santa Cruz foi campeã em três modalidades (futebol sete, voleibol feminino de quadra e bocha), tendo sido os jogos realizados na cidade de Taquari. A equipe de futebol sete contou, dentre outros, com o Marcos Gressler, Maurício Rabuske, José Loebens, Valdir Gressler, Mário Kops, Egon Boelter, Leandro Kaufmann, Geraldo Goettert e o Rosemiro, todos brilhantemente dirigidos pelo treinador Danilo.
No Cafsvat, a AABB tornou-se vencedora no futebol sete, em 2011, com os jogos sendo realizados na cidade de Estrela-RS. Nessa competição, além de Bicampeões no Futebol Sete, também foi oito vezes campeã no Voleibol de Quadra Feminino e oito vezes campeões no Voleibol de Areia, considerando Duplas Masculinas e Duplas Femininas, além de um título na Bocha e três na Canastra.
Comemorações marcarão cinquentenário
Para marcar os seus 50 anos, a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) realizará as atividades normais todas com ênfase ao cinquentenário. Mas a data terá dois eventos especiais: dia 18 de março acontecerá a Festa Campeira, será um dia de jogos, churrasco no mato, bolo de aniversário, com muita música e chope. E no dia 28 de abril, baile dos 50 anos.