Criado em 1996 por um grupo de amigos para disputar o Campeonato de Futebol 7 do Clube União, o Barrera embarca na próxima quinta-feira, 14 de novembro, para uma aventura internacional.
O time de futebol amador nascido em Santa Cruz do Sul, e que hoje comanda suas partidas no campo do Águia Master, em Vera Cruz, ampliou suas barreiras para usar o futebol como forma de celebrar a amizade entre atletas e amigos da equipe, agora também com “Los Hermanos” argentinos. Uma delegação de 30 pessoas parte do Brasil rumo à Buenos Aires para a viagem que vai unir turismo e a paixão pelo futebol em dois amistosos contra duas equipes amadoras: os veteranos do Club Atlético Tigre, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Argentino de Futebol, e o Tigre NG, equipe da região de Tigre, na Província de Buenos Aires.
Esta não será a primeira vez que o time amador irá deixar o solo brasileiro. Em 2022 o Barrera foi até o Uruguai, onde enfrentou o Danubio Fútbol Club, em Montevidéu.
Segundo o organizador da viagem e dirigente do Barrera, Elder Jacques, a jornada rumo ao país vizinho surgiu através de uma colaboradora da diretoria do time santa-cruzense, que já morou na Argentina e direcionou os contatos, que foram se intensificando, até a definição dos jogos amistosos.
“Sairemos de Santa Cruz na quinta-feira (14/11) à tardinha, e a previsão de chegada em Buenos Aires é sexta-feira para o almoço. À tarde, faremos a visita ao Estádio do River Plate, e à noite teremos a partida diante da tradicional equipe ‘La 80 de Tigre’, composta por inúmeros ex-atletas profissionais, seguido por um assado de confraternização. No sábado (16/11) teremos dia livre pra conhecer a cidade e domingo estaremos no mítico Estádio do Boca Juniors e arredores. Segunda-feira (18) teremos a segunda partida na Capital contra o ‘Tigre NG Futbol’ e após a confraternização iniciaremos retorno a Santa Cruz do Sul.”
Um time que amadureceu com o tempo
Financiada com as mensalidades dos integrantes, colaborações de empresas e também uma rifa, a viagem marca a intenção do Barrera em celebrar a amizade entre seus integrantes. Elder Jacques conta ainda que, com o passar dos anos, a atuação do time foi modificando, seguindo a ordem natural do tempo. Dois dos fundadores, os irmãos Elton e Cleiton Fischborn, ainda atuam na equipe, que recentemente passou de um time que disputava contra jogadores mais novos no Clube União, para uma equipe de Futebol 11 com atletas acima de 35 anos, que hoje cultua a família e a união.
“Muita gente foi se juntando pela trajetória, e a família foi crescendo. Basta participar de um dia de jogo para comprovar. Os filhos indo juntos com os pais, os jantares que realizamos com as famílias, os campeonatos de fim de ano, onde juntamos grande parte dos amigos que fazem ou já fizeram parte desta história. Isso vai muito além do futebol. Isso é o Barrera, um time de amigos que se fortalece a cada ano. Ontem, meninos, hoje, a grande maioria pais de família, mas a mesma paixão: estar entre amigos desfrutando esse esporte que encanta o mundo todo.”
(Box)
BARRERA
Principais conquistas:
Campeão Série B Clube União (2000)
Vice-Campeão Série A Clube União (2009)
Campeão Série A2 Clube União (2019)
PARTIDAS:
Sexta-feira, 15/11 – Tigre 80 x Barrera
Segunda-feira, 18/11 – Tigre NG x Barrera