Início Esportes Futebol Americano: Chacais inicia o Campeonato Gaúcho com vitória

Futebol Americano: Chacais inicia o Campeonato Gaúcho com vitória

Alyne Motta
[email protected]

Chacais enfrentou o Gorillas pela primeira rodada do campeonato gaúcho

Uma partida digna de futebol americano. Assim foi na tarde de sábado, 18 de fevereiro, quando o Santa Cruz Chacais enfrentou o Porto Alegre Gorillas pela primeira partida do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. A partida foi realizada no Estádio dos Plátanos, com início às 15h, e contou com um bom público.

No placar final, o time santa-cruzense faturou uma vitória de 48×7 em cima do Porto Alegre Gorillas, que fez sua estreia com full pads e também no Campeonato Gaúcho. Para quem tava com saudade da competição americana National Football League (NFL), que encerrou em janeiro, o jogo não deixou por menos.

Jogo foi no Estádio dos Plátanos, com vitória do time da casa

Como foi a partida

Com menos de 5 minutos do início da partida, o Santa Cruz Chacais abriu o placar, com um touchdown (equivale ao gol, porém conta 6 pontos) do quarterback Aramins Goulart. Em seguida o kicker (chutador especial) Anderson Salgadinho fez um extra point (ponto extra após o touchdown) deixando a partida no 7×0.

Lance após lance, no início do 2º quarto (a partida conta com 4 quartos), o wide receiver (jogador que recebe passes) Julian Gonçalves recebeu uma bola e converteu mais um touchdown, levando o placar para 13×0. A conversão do ponto extra ficou novamente com Anderson Salgadinho e a partida ficou no 14×0.

Logo depois do lance, os Gorillas buscaram a reação, quando Pedro Boni recebeu a bola e conferiu um touchdown para o time estreante na partida. Com o extra point, a partida ficou em 14×7. Em seguida, dois jogadores do time de Porto Alegre precisaram de atendimento médico e a partida ficou cerca de 30 minutos parada.

Um dos jogadores levou um pisão no pé, que lhe causou uma micro-fratura e o outro sofreu uma cabeçada, onde lesionou a região cervical. Graças ao pronto atendimento da ambulância presente no jogo, os dos foram atendidos e passam bem.

Faltando menos de 2 minutos para o fim do 2º quarto, o quarterback dos Chacais, Aramins Goulart, conseguiu mais uma jogada e faturou um touchdown pro time de Santa Cruz, que teve o ponto extra acertado por Salgadinho. O jogo foi para o intervalo com um placar de 21×7 para o time da casa.

Um dos touchdowns da partida para o Santa Cruz Chacais

Quem pensava que o Chacais estava satisfeito com a vitória está muito enganado. O retorno do time para o campo foi com vontade de conquistar mais pontos. Tanto que o running back (responsável por executar jogadas terrestres) Weslei D’Oliveira achou um espaço e conferiu mais um touchdown. O kicker não conseguiu converter o jogo ficou no 27×7.

Logo em seguida, ainda no 3º quarto, o quarterback santa-cruzense Aramins Goulart conseguiu um lançamento para o wide receiver Nathaniel Moss, que conquistou mais um touchdown. A partida foi para 34×7, já que o chute extra foi convertido pelo kicker Anderson Salgadinho.

O último quarto começou e o estreante Gorillas buscou uma reação. Apesar do calor e do sol forte, o time de Porto Alegre não deixava por menos, foi avançando jardas (marcação do campo que vai do 0 até o 50, no meio do campo, e volta para o 0) e conquistando descidas (são 4 tentativas, geralmente de 10 jardas).  

Quando faltava uma jarda para o touchdown da equipe porto-alegrense, o cornerback (responsável por interceptar o ataque do time adversário) Gustavo Polito conseguiu roubar a bola e correr o campo todo e fazer o touchdown para o time de Santa Cruz. O quinto ponto extra foi marcado por Anderson e o placar ficou em 41×7.

Prestes a tomar um touchdown, time de Santa Cruz rouba a bola e faz mais 6 pontos no placar

Quem pensou que com esse placar o jogo estava encerrado, se enganou. Faltando 6 minutos para o fim do jogo, o wide receiver do Chacais, Charles Theisen, recebeu uma bola o quarterback santa-cruzense e colocou mais um touchdown no placar. Dessa vez, o ponto extra ficou por conta do kicker Eduardo Crema.

Nos últimos lances, Anderson Salgadinho perdeu um field goal (jogada que vale 3 pontos) e a partida encerrou em 48×7 para o time da casa. O próximo confronto do Santa Cruz Chacais é no dia 11 de março, às 15h, no Estádio dos Plátanos, contra o Porto Alegre Bulls, pelo campeonato gaúcho.