Início Geral Fundo Municipal dos Idosos tem apoio de Fabiano Pereira

Fundo Municipal dos Idosos tem apoio de Fabiano Pereira

Ana Souza
[email protected]

Desde fevereiro de 2011, o Conselho Municipal do Idoso vem buscando apoio para tornar realidade o Fundo Municipal do Idoso. Na tarde de sexta-feira, 3, a iniciativa ganhou mais um reforço com a visita do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, ao prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst.
Ao ser recepcionado pelo prefeito, Pereira enfatizou a importância do encaminhamento, o mais rápido possível, para a criação do Fundo Municipal do Idoso. “Tenho uma excelente relação de amizade com o prefeito Telmo. Fomos procurados pela diretoria do Conselho Municipal do Idoso para reforçarmos o apoio ao projeto, que gera grandes possibilidades das entidades que cuidam dos idosos receberem doações.”
O Fundo do Idoso surgiu em 2010 através do governo federal. Em 2012, o Estado repassou R$ 400 mil referentes a recursos advindos da Corsan, sendo a verba repassada para Porto Alegre e Taquari, as únicas localidades que tinham o Fundo do Idoso. “É uma questão política e técnica para captar recursos. Com a criação do Fundo Municipal do Idoso em Santa Cruz, entidades como a Associação  de Auxílio aos Necessitados (Asan) e a Associação de Amparo à Terceira Idade (AATI) poderão ser beneficiadas. A aprovação do projeto está desde março na Procuradoria Municipal para análise técnica.”
Pereira também enfatizou que o Brasil tem que respeitar e dar mais atenção para os idosos. “A expectativa de vida até 2050 é de que ultrapasse a idade atual que é de 77 anos. As cidades têm que se adaptar nestas questões e a conquista do Fundo Municipal do Idoso irá valorizar as entidades que auxiliam os idosos.” Após a conversa com o prefeito Telmo Kirst, o secretário se dirigiu à Asan para visita.

RENOVAÇÃO DO PEDIDO

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Claudete Sulzbacher, desde fevereiro de 2011 a entidade busca a aprovação do projeto. “Nossa meta é que o Fundo Municipal do Idoso seja realidade. Com a visita do secretário Fabiano Pereira, estamos fazendo uma renovação do pedido, encaminhado em fevereiro deste ano ao prefeito. O Conselho Estadual fez um fluxograma para a criação do Fundo Municipal do Idoso, que já existe em nível federal e o qual permite que pessoas físicas e jurídicas possam deduzir valores do imposto de renda e estes serem revertidos às entidades.”
Claudete salienta que o objetivo é que em meados do segundo semestre o projeto saia do papel. “Que ele possa ser criado e regulamentado. Os recursos servirão para melhorias em entidades como a Asan e a AATI. São valores que reverterão em benefícios da saúde, bem-estar, locomoção e habitação dos idosos. Em 2011, aconteceu a Conferência Estadual do Idosos e os delegados municipais não tinham recursos para participar do evento. Este ano teremos a Conferência do Idoso realizada pelo Conselho Municipal com o tema, em nível estadual, ‘O Idoso como Protagonista’, e até lá esperamos ter uma boa notícia com a criação do Fundo Municipal do Idoso.”

Rolf Steinhaus

Prefeito Telmo Kirst recebeu o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos,
Fabiano Pereira, para tratar sobre o Fundo Municipal do Idoso