EVERSON BOECK
[email protected]
Nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de novembro, foram apresentadas à comunidade de Santa Cruz e região sete marcas que desejam instalar suas franquias no município. O encontro entre franquias aconteceu no auditório do Aquarius Hotel Flat Residence, evento idealizado e promovido pela Franca Varejo & Franchising, localizada na Rua Osvaldo Cruz, 255, Bairro Higienópolis, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Sindilojas.
Após a recepção aos convidados com coquetel, foi realizada a apresentação institucional da ABF, através do seu presidente regional Gustavo Schifino, que também é Diretor de Expansão da Trópico Surf Shop, uma das sete marcas que participaram do encontro. Após, houve a apresentação de todas as marcas franqueadoras. Em seguida os interessados puderam agendar reuniões específicas com as franquias, as quais aconteceram na manhã do dia seguinte, onde as empresas puderam esclarecer aos interessados maiores detalhes sobre os negócios, tais como: investimentos, perfil do negócio, expectativas de retorno e dia-a-dia das operações.
O presidente regional da ABF, Gustavo Schifino, explica que as iniciativas por franchising têm uma probabilidade oito vezes maior de darem certo que as autônomas. “Baseados nesse fato é que apoiamos essas ações, as quais já realizamos em outras cidades de interior em outros estados. Santa Cruz e Rio Grande são as primeiras do Rio Grande do Sul porque são cidades-pólo que estão em franco desenvolvimento e com forte potencial de negócios”, argumenta.
Paulo Cesar Ferreira e Alexandre Ferreira, proprietários da Pizzaiolo e Guloso – empresas já tradicionais em Santa Cruz – contam que se sentiram motivados a participar do encontro. “Este tipo de evento impulsiona tanto quem já é empresário quanto quem ainda não é, pois esclarece como funciona o sistema de franquias. Além disso, proporciona o ingresso de novos empreendedores no mercado e promove o desenvolvimento do município e da região”, avaliam os empresários.
Esta foi a primeira edição do evento, que também aconteceu na cidade de Rio Grande. Em Santa Cruz do Sul fortes marcas regionais e nacionais participaram: Trópico Surf Shop, Bob’s, Rabusch, Saúde no Copo, Casa do Construtor, Xok’s Chocolates e Sharing Ortodontia.
XÔK’S CHOCOLATES
A Xôk’s Chocolates é uma das empresas que parcitipou do encontro. O proprietário, Jeyson Roso, disse que a empresa possui um plano estratégico e de crescimento voltado para o interior. “Além da frente voltada às capitais, temos uma operação voltada para o interior, com um espaço maior de convivência, com um tempo maior de permanência do cliente na loja. Nossa operação é muito distinta com três estruturas: chocolateria, gelateria e cafeteria”, destaca.
Segundo ele, o vínculo da franquia é criado por meio de alguns instrumentos que permitem a replicação das atividades criadas e desenvolvidas pelo Franqueador. São eles: o Pré-Contrato de Franquia; o Contrato de Franquia Padrão; os Manuais e o Sistema de Gestão Informatizado que, juntos, viabilizam a atividade da Franquia.
Fundada em 1984 a história da Xôk´s está relacionada com a arte de desenvolver um chocolate único, diferenciado pela raridade no sabor apresentado, requintado em cada detalhe de sua receita A Xôk´s consolidou sua posição como uma das marcas de maior notoriedade em seu mercado, com investimentos intensivos no campo da tecnologia, pesquisa e inovação mundial . Filiada à ABF, seu nome é sinônimo de modernidade, desenvolvimento com sustentabilidade, percepção e sensibilidade aos desejos do consumidor.