Everson Boeck
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Na hora de iniciar um negócio próprio, muitos empresários apostam no mercado das franquias. Esta realidade está cada vez mais presente em diversas cidades do País. Em Santa Cruz do Sul não é diferente. Nos últimos anos, diversas marcas bem conceituadas e sólidasno mercado têm se instalado no município a exemplo da Love Brands, Mundo Verde, Florense, Café Donuts e Livraria Nobel, Arezzo, Subwaye MC Donalds.
De acordo com um levantamento feito ano passado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Sul do País já é visto como uma das regiões promissoras para contribuir com o crescimento do setor nos próximos anos. Segundo o estudo realizado pela entidade, com base nas franquias associadas, a região é responsável por 13,1% de redes no Brasil, sendo 44% no Paraná, 31%, em Santa Catarina, e 25%, no Rio Grande do Sul.
Em faturamento, o Sul representa 9,0% de todo território brasileiro, sendo 80,1% no Paraná, 12,1%, no Rio Grande do Sul, e 7,8% em Santa Catarina. Com o quarto maior PIB do Brasil – R$ 175 bilhões – o Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores e exportadores de grãos do País e tem ganhado atenção, principalmente porque conta com um público exigente e diferenciado, além de ser ideal para se introduzir novos produtos, tendências e ideias.
Rolf Steinhaus
Mais espaço para franquias: empresários estão apostando mais em
redes para se consolidarem no mercado
Crescimento em Santa Cruz do Sul
O secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Antônio Cechinato, explica que não existe uma classificação fiscal diferenciada para a operação franqueada nas Secretarias da Fazenda. “O que percebemos visualmente pelo que acompanhamos é que este tipo de negócio está em franca expansão, inclusive no País. No município esse processo é favorecido pelo bom momento econômico que estamos vivenciando com amplos investimentos em praticamente todas as áreas”, analisa.
Na maioria das vezes, conforme o secretário, a opção por uma franquia se dá pelo fato da consolidação da marca. “Mesmo que, em alguns casos, o investimento para se associar à rede franqueada seja alto (normalmente proporcional à força da marca), há muitas vantagens. São nomes conhecidos, possuem modelos de negócios já testados, disponibilizam assistência para o franqueado com plano de negócios e estudo de mercado, entre outros aspectos. Diante disso, a margem de sucesso é muito grande”, considera.
Cechinato alerta, no entanto, que há pontos negativos. “Antes de fechar negócio é importante que o empresário estude profundamente sobre aquele segmento e procure outros franqueados para saber sobre resultados obtidos”, ressalta.
Novo shopping
Uma parceria entre a Real Empreendimentos S/A (empresa do Grupo Josapar), SVB Par e Phorbis Empreendimentos Imobiliários está trazendo para Santa Cruz do Sul mais um shopping Center – um investimento que chega a R$ 100 milhões. Para o secretário Cechinato, será um grande avanço no mercado que fomentará o mercado de franquias no município. “Neste tipo de empreendimento é comum a instalação de diversas franquias”, comenta.
Decom/PMSCS/Divulgação
Cechinato: “Este tipo de negócio está em franca expansão”
Tendência
Para o gestor da Unidade do Sebrae de Santa Cruz do Sul, Clóvis Gesse, a expansão das empresas franqueadas está atrelada ao crescimento da população, à renda per capta e à referência do município na região. “Segundo as pesquisas, a expansão ou surgimento de novos negócios, através de franquias, tinha uma expectativa de crescimento na ordem de 10 % para 2013. Este crescimento deve seguir acima deste percentual para 2014. Afinal, temos o ano da Copa do Mundo, que deve motivar muitas pessoas a abrir seu próprio negócio e aproveitar o grande fluxo de turistas”, informa.
Lojas Franqueadas
A Mundo Verde é a sexta loja no Rio Grande do Sul e a primeira em Santa Cruz do Sul. Situada na Rua Marechal Deodoro, 378, loja 2, é especializada em produtos que inclui alimentos naturais, funcionais, orgânicos, diet, light, sem glúten, sem lactose, além de diversos tipos de chás, suplementos para atletas e fitoterápicos. A proprietária, Laís RauberGrehs, explica que optou pela franquia por ser formada em Nutrição e sempre gostou da área. “Uma das vantagens é o suporte fornecido pela marca em todas as áreas. Além disso, com a franquia temos uma maior segurança do investimento e uma previsão de retorno”, observa.
Cristiano Silva
A Mundo Verde é a sexta loja no Rio Grande do Sul e a primeira em Santa Cruz
A Love Brands, localizada na Rua 28 de Setembro, 95, atende a demanda por produtos diferenciados e presentes exclusivos, em cidades sem franquias exclusivas das marcas Imaginarium, Puket e Balonè. A proprietária, Miriam Berti Previdi, destaca que a vantagem principal de ser um franqueado é iniciar um negócio com toda a operação já consolidada. “Todas as questões estratégias e operacionais já foram planejadas e executadas anteriormente, o que proporciona muito mais segurança e praticidade ao franqueado. O franqueador tem total interesse no sucesso da operação, então o suporte é realmente muito bom”, frisa. A loja inaugurou há cerca de um mês em Santa Cruz, e é a primeira franquia da Love Brands no Rio Grande do Sul. Mais de 20 unidades já existem em outros estados do Brasil.
Alexandre Borges
A Love Brands atende a demanda por produtos
diferenciados e presentes exclusivos
Renato Sgarioni é sócio-proprietário da Franquia Florense para os Vales do Rio Pardo e Taquari. Com 30 de profissão na Florense, ele conta que cresceu no ramo moveleiro. “Em 1988 a Florense partiu para o sistema de Franquias e, em 1995, meu sócio André Damiani e eu assumimos as lojas de Santa Cruz do Sul e Lajeado”, recorda. A Florense é a única Fabrica de Móvés do Brasil que trabalha no ramo de franquias.
Para Renato, uma empresa que entra no ramo de franquias só consegue se mantercaso ofereça bons produtos, for competitiva no mercado e, principalmente, ter respeito com o consumidor. “Em 2013 a Florense completou 70 anos. Poucas empresas chegam nessa idade totalmente modernizadas e sólidas”, pontua. “O mercado de franquias é uma tendência. As franqueadoras precisam ter parceiros fiéis que representem a marca com comprometimento e responsabilidade, o franqueado precisa de empresas sérias que estejam sempre no lado para ajudar. Ambos precisam sempre investir no negócio e na equipe”, salienta.
Divuilgação/Florense
A Florense é a única Fabrica de Móvés do Brasil que trabalha no ramo de
franquias. Na região atende os Vales do Rio Pardo e Taquari
Quatro motivos para investir numa rede de franquias
Conhecimento e experiência do franqueador – Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas é de 27% nos dois primeiros anos, enquanto no mercado de franquias essa taxa é apenas 5%. O principal motivo desta diferença, definitivamente, está relacionado à transferência da experiência e o conhecimento do franqueador para o futuro franqueado.A maioria dos franqueadores já atua no segmento há algum tempo e, através de seus erros e acertos, conseguiram adquirir um conhecimento e experiência importantes para tocar o seu negócio.
Suporte do franqueador – Além da experiência e conhecimento, geralmente, as redes de franquias oferecem suporte para o futuro franqueado, onde pode-se destacar os treinamentos de operação e gestão do negócio, em que o franqueador capacita o franqueado e seus colaboradores a tocarem o dia a dia da operação, desde os aspectos relacionados à implantação da unidade até a gestão financeira.Outros suportes também são muito relevantes e possuem extrema importância,como o consultor de campo e marketing. O primeiro, além de assegurar que os padrões e regras sejam seguidos ele têm o papel de auxiliar o franqueado com a orientação sobre as melhores práticas, bem como ter uma atuação mais ativa de forma a garantir que os resultados sejam atingidos. O segundo ajuda na elaboração das estratégias e planejamento de marketing, além do suporte na execução, costumam ser importantes para os franqueados, pois geram os subsídios necessários para que ele possa gerar melhores resultados.
Ganhos em escala – O conceito de ganhos em escala é que quanto maior o volume, maior será a possibilidade de sinergias entre os operadores da rede, de forma a gerar um maior valor agregado.
Diante disso, em uma rede de franquias, quanto maior for o número de franqueados, maior será o seu poder de negociação junto aos diversos fornecedores, o que contribui para aumentar o poder de barganha e gerar maiores margens para os franqueados.
Fortalecimento e consolidação da marca – Quanto maior for a rede franqueada, maior será a visibilidade da marca. Geralmente, o cliente enxerga o número de unidades como um certificado de valorização e crescimento da marca, e por consequência, passa a dar maior credibilidade e confiança a ela. Fazer parte de uma rede de franquias lhe permitirá ter acesso a uma marca muito mais reconhecida e valorizada pelos seus clientes, aumentando as chances de sucesso de seu negócio.