Ricardo Gais
[email protected]
O mais novo ponto gastronômico de Santa Cruz do Sul, o Restaurante Panorâmico do Parque da Cruz, cuja obra iniciou em abril de 2019, está com previsão para estar 100% pronto no fim do mês de agosto deste ano, quando também deve ocorrer a reabertura do parque aos visitantes.
Conforme a Prefeitura Municipal, no local ainda falta ser concluído o paisagismo e o acesso até a Cruz, além de alguns ajustes. A intenção da Prefeitura é de que o restaurante seja administrado em parceria com a iniciativa privada, em um modelo ainda a ser estudado. “A prefeita quer destacar essa vontade até para aparecerem possíveis interessados em explorar o local”, informou assessoria de imprensa.
Em visita ao local, percebeu-se que a estrutura do restaurante está pronta. Com amplo espaço para mesas, cozinha, banheiros, hall de entrada, escadaria e corredor lateral externo. Já na parte de fora do restaurante, nada foi feito ainda no pátio, como corte da vegetação, limpeza do estacionamento e ajardinamento final, o que a Prefeitura espera concluir em agosto.
No ano passado, o Executivo tinha como previsão para entregar o restaurante no final de fevereiro deste ano. No entanto, a finalização da obra acabou se estendendo devido à pandemia de Covid-19.
O local, após entrar em funcionamento, também irá gerar vagas de emprego para cozinha, limpeza, garçons, recepcionista e outros. No entanto, a forma da empregabilidade no restaurante será apenas discutida após haver a oficialização de quem irá comandar o local. O mesmo que assumir a administração também deve ser o responsável pela decoração, equipamentos, móveis e outros.
O Restaurante Panorâmico deve se tornar um local muito frequentado por turistas e pelos próprios santa-cruzenses, já que o ambiente terá vista privilegiada para parte da cidade e o Lago Dourado ao fundo.
A estrutura, com 657,38 metros quadrados, terá capacidade para atender até 200 pessoas na área interna e outras 30 em um deck na área externa. O horário de funcionamento, por exemplo, apenas será definido após o processo de licitação. O investimento total gira em torno de R$ R$ 1.580.902,29. A empresa responsável pela obra é a Construtora Sigma Sul Eireli, de Encantado.
O que já se sabe é que as vagas de estacionamento para quem for frequentar o restaurante serão as mesmas usadas para o Parque da Cruz. O espaço ainda precisa passar por uma limpeza e ajustes, já que o local não está sendo frequentado no momento, pois o parque está fechado, conforme decreto municipal de prevenção à Covid-19.