Um dos principais setores econômicos do Rio Grande do Sul é resultado de uma integração firme e forte, cuja base reside nas propriedades das famílias de agricultores. Em Santa Cruz do Sul, maior referência do segmento tabaco, a Prefeitura acompanha de perto o trabalho nas lavouras e destina ações específicas para dar suporte aos produtores.
“É uma cadeia de grande importância para a agricultura familiar, tanto econômica como socialmente. O fumo é muito importante para a economia dos municípios não só porque gera impostos, mas porque impacta nas famílias com mais renda e qualidade de vida”, observa o secretário municipal de Agricultura, Hardi Lúcio Panke.
As ferramentas da Administração Municipal estão disponíveis em tempo integral aos produtores. “Na Secretaria de Agricultura, os produtores têm acesso à Patrulha Agrícola, com serviços como terraplanagem, açudagem, destocamento e melhoria de acesso às propriedades; Programa Municipal de Correção de Solo, com subsídio do calcário aplicado; troca-troca de sementes de milho; e assistência técnica, entre outros”, enumera o secretário.