Início Geral Folia | Tudo passa pela Floriano, inclusive o Carnaval

Folia | Tudo passa pela Floriano, inclusive o Carnaval

A alegria contagiante da festa mais animada do Brasil tomará conta de Santa Cruz

Marechal Floriano recebeu flâmulas alusivas ao Bailinho da Borges
FOTOS: DIVULGAÇÃO/RJ

Ana Souza – [email protected]
Débora Dumke – [email protected]

Depois dos desfiles da Oktoberfest, Procissão das Criaturas, Enart, Christkindfest, agora é a vez do SantaFolia invadir a principal rua de Santa Cruz do Sul, a Marechal Floriano. Os três próximos finais de semana prometem muito agito e adrenalina. A alegria do Carnaval volta com força total e o centro da cidade será tomado pelos foliões. A programação inicia na noite desta sexta-feira, 10, quando acontece, a partir das 21h, no Pavilhão Central, a escolha da corte. A diversão segue no sábado, com o aguardado Bailinho da Borges com a expectativa de reunir 30 mil pessoas. Nos dias 18 e 19 os trios elétricos animam o público e no dia 25, pela Marechal Floriano, o desfile das escolas de samba, a partir das 20h.

A expectativa para esse ano é muito alta, destaca o secretário de Cultura, Marcelo Corá. “Além de ser uma retomada plena, teremos o maior carnaval de todos os tempos, pois pela primeira vez os foliões terão três finais de semana de festa para curtir e brincar. Realizar a festividade representa muito, não só para a cidade, que vive a festa número um do país, em três formatos diferentes, buscando assim integrar escolas de samba, blocos, foliões e famílias, mas também para a chamada economia criativa que tem uma demanda de atrações e serviços nesse período.”

Corá destaca a programação diversificada para atrair o público. “Começa no dia 11, com o consagrado Bailinho da Borges, que se tornou um evento esperado, indo para sua terceira edição, sempre recheado de novidades, aumentando de tamanho. A atração se dará na quadra entre as ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro, além da própria Borges. É o nosso evento abre-alas do SantaFolia 2023. No sábado, 18, um trio elétrico personalizado, com estrutura de som e luz, passará por vários bairros da cidade, a partir das 17h, com a presença da corte do Carnaval e show do Grupo Sambora, de Santa Cruz. Já no domingo, dia 19 é a vez do CarnaElétrico No decorrer do percurso, os foliões e blocos poderão acompanhar o trio elétrico estilo Bahia até o pórtico do Parque da Oktoberfest. Lá vai ocorrer dois shows, um com o músico de Pelotas, Matheus Almeida e sua banda, composta por 15 integrantes, e outro com a N’Band. E encerramos no dia 25 com o Desfile das Escolas de Samba de Santa Cruz do Sul.”

Corá: “Temos uma grande expectativa com a realização do evento”

O secretário destaca da expectativa para o carnaval SantaFolia. “Acreditamos no sucesso dos três eventos, onde cada um gera expectativa diferente. Certamente o Santa Folia atrairá milhares de pessoas. O aporte para a Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul foi de 200 mil aprovados pela câmara de vereadores além de toda a estrutura de apoio que a prefeitura dará nos três eventos. Essa parceria está consolidada desde o início desse governo, onde pudemos trazer o Carnaval de volta após 5 anos, estamos em processo de resgate onde a cada ano temos o compromisso de ser melhor e maior que o anterior.

Associação de Entidades Carnavalescas está a mil com os preparativos

Os preparativos para o Carnaval 2023 estão a mil. Este ano terá a participação de cinco escolas de samba que se integram na SantaFolia 2023, sendo elas: Acadêmicos do União, Imperatriz do Sol, Imperadores do Ritmo, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz. Em entrevista para o Riovale Jornal, Jeanine Cristina dos Santos, presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul (AECSCS) comentou que já ocorreram algumas reuniões com, as escolas. “Já acertamos praticamente todas as coisa e agora é só aguardar o evento. No dia de hoje, 10, é a escolha da corte, no Pavilhão Central no Parque da Oktoberfest. O desfile que irá acontecer no dia 25, na Rua Marechal Floriano, às 20h fica mais a cargo das próprias escolas, e a nossa maior preocupação é com a escolha da corte, em que acabamos nos envolvendo bem mais”, contou.

O desfile ainda é uma retomada. “O evento que realizamos no ano passado, que também foi no Pavilhão Central, já foi um resgate do Carnaval de Santa Cruz do Sul. Conseguirmos trazer de volta o carnaval de rua é mais um passo a ser dado, claro que ainda vamos ter que caminhar mais um pouco por conta da pandemia, pois sem o carnaval se perdeu muita coisa, por conta disso, os passos serão mais lentos, mas vamos conseguir retornar ao patamar que era antigamente”, destacou esperançosa.

Jeanine ainda conta que a expectativa é que tenha um bom público. “Ano passado estávamos um pouco apreensivos por conta da pandemia, tendo um público bom e esse ano esperamos atingir um número maior, tanto na escolha quanto no desfile, pegando vários públicos”, informou.

SantaFolia 2023 terá ações contra assédio e importunação sexual

Isadora Oliveira Pereira

A Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Sul terá intensa presença na programação do Carnaval SantaFolia 2023. O órgão desenvolverá ações contra a importunação sexual durante os festejos.

A iniciativa, que busca garantir ao público feminino segurança e tranquilidade para desfrutar da festa, será desenvolvida durante os dias 11, 18, 19 e 25 deste mês. Uma equipe de 20 servidores, devidamente identificados com camisetas temáticas, fará a distribuição de leques com mensagens contra o assédio.

Além disso, a Coordenadoria e o Escritório da Mulher terão um estande próximo ao Palacinho, na Praça da Bandeira. No local, profissionais estarão disponíveis para orientar e dar os encaminhamentos necessários para qualquer caso de importunação sexual ou violência contra a mulher.

Conforme a coordenadora da Mulher, Solange Basso, o objetivo principal da ação é promover um Carnaval sem assédio ao público feminino. “Queremos que as mulheres possam se sentir seguras para curtir a festa com suas famílias, amigos e até sozinhas. É preciso respeito. Como está escrito no leque que vamos distribuir, não é não”, reforçou.

Prevenção e segurança serão pontos fortes do Bailinho da Borges

União das forças de segurança garantirá tranquilidade aos foliões
Divulgação/Bailinho da Borges

A terceira edição do Bailinho da Borges, está preparando uma grande estrutura para receber o público. A sensação de segurança para os foliões que ocuparão o centro de Santa Cruz certamente estará contemplada. A coordenação do evento alinhou o planejamento com representantes do setor. As ações estão sendo implementadas em conjunto com a Guarda Municipal e de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe – Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.

No perímetro delimitado para receber a festa, ficou acordado que haverá um sistema integrado de atuação entre as forças de segurança, o qual contará com plataformas de observação elevadas, unidade móvel de videomonitoramento, cercamento eletrônico, comando e controle da mobilidade de veículos, prevenção e repressão de eventuais crimes e proteção com foco na segurança dos visitantes e do patrimônio público.
Também serão disponibilizadas duas ambulâncias (UTIs móveis), posicionadas, uma em frente à Unimed e a outra na lateral do Palacinho, juntamente com um ambulatório de atendimento a primeiros socorros, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde.

A atuação conjunta se dará nas ruas Marechal Floriano, Marechal Deodoro e Borges de Medeiros, entre as ruas 28 de Setembro e 7 de Setembro.

Com relação ao Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI), a coordenação protocolou o projeto no dia 31 de janeiro, prevendo todas as questões relacionadas a estruturas móveis (operações de gastronomia), palcos e demais serviços que estarão presentes no evento. A vistoria final de aprovação do projeto encaminhado ao Corpo de Bombeiros, de acordo com o mapa, está prevista para a manhã de sábado, quando todo o complexo estará pronto para receber a terceira edição do Bailinho da Borges.

Lembrando que o Bailinho da Borges está sendo produzido em conjunto pela Tombini Produções e Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do Sesc local e do Município de Santa Cruz do Sul. A Mor é a patrocinadora master do evento, que conta, ainda, com patrocínio da Arya Training, Cassol Centerlar, Água Mineral Cristal da Terra, Pousada Vô Santino, Unimed e Pitt Jeans. O Charrua Hotel é a hospedagem oficial da festa. A entrada é gratuita e liberada a todas as idades, e o público pode levar seu cooler e copos reutilizáveis, evitando recipientes de vidro, como copos e garrafas.

Escolas de samba irão trazer a essência do Carnaval

A origem do carnaval remonta aos séculos 16 e 17. A festividade foi trazida ao Brasil pelos colonizadores português. Com o tempo foi adquirindo formas e a partir do século 20 se popularizou mais e tornou-se uma referência de cultura em nosso País. Em Santa Cruz do Sul a festa deste ano será diferente mas, a animação das escolas de samba para o evento não mudou em nada. Todos os integrantes se esmeraram para trazer muita alegria para os foliões que irão assistir o desfile no dia 25.

Imperatriz do Sol – “Estamos com os preparativos a mil e em fase de costura e alguns adereços sendo finalizados. Achei muito interessante e importante esta retomada do Carnaval. O evento vir para a rua traz um incentivo para a comunidade nos apoiar, esta que estava tão dispersa de modo geral. Que a comunidade esteja, nos próximos anos, mais dentro dos barracões e mais envolvida ainda. Que todos tenham acesso com mais facilidade. O Carnaval para mim representa a cultura e o lado social. Estou inserido na festividade desde 1994 e já passei por várias escolas trabalhando. Sou compositor e já tive meu samba como tema delas. Já cantei em harmonia musical, além de ser diretor de harmonia. O Carnaval tem vários atrativos, além do desfile. Este ano vamos trazer novamente o tema de 2016, que foi o último ano do evento de rua, no Parque da Oktober. Vamos homenagear nossa comunidade e o Leão que é nosso símbolo. Estamos repaginando, mudando algumas coisas mas é um samba que toda a comunidade canta. Será diferenciado, se tornando um Carnaval de resgate. Serão em torno de 180 participantes, com cerca de seis alas, a bateria, comissão de frente, mestre-sala, porta-bandeira e passistas. Devemos nos dar as mãos e fazer com que o Carnaval volte a ser destaque. Nosso samba enredo é ‘Imperatriz canta e exalta a comunidade do Leão’, destacaram o presidente da escola, Cristiano Calisto e Lisete dos Santos, diretora de Carnaval.

Império da Zona Norte – “Os preparativos estão dentro do previsto. O que impede muito é a falta de material. Buscamos materiais alternativos. Temos que nos reinventar, achei o percurso do desfile longo, mas vamos fazer de tudo pra dar um show na Marechal. O Carnaval representa para mim a maior cultura que existe. Pois tem vários segmentos, composição, música, instrumentos, dança…de tudo um pouco. Sem contar a alegria dos integrantes”, enfatiza a presidente da escola, Marli Câmara. A escola traz como tema do samba enredo será uma exaltação a Império, o amor que os integrantes sentem pela nossa escola e tudo que ela representa. ‘Exaltação a minha escola’ é uma composição de Bako Lopes. A escola virá com sete alas, todas de acordo com que o samba propôs e com 120 integrantes.

Unidos de Santa Cruz – “Trabalhamos bastante para fazer os preparativos. Sempre a milhão arrumando as alas e envolvendo nossa comunidade. O desfile na Marechal Floriano nos dará mais visibilidade e se torna excelente. Muitos eventos passaram pela rua principal de Santa Cruz do Sul e esta oportunidade fará com que a comunidade nos veja com outro olhar. Nos adaptamos com a vida que é mais estreita mas, para o evento em si será ótimo. O Carnaval é uma das culturas populares mais linda que temos. Acho que é uma cultura que engloba todas as raças e etnias e quem está atrás dos bastidores organizando o espetáculo trabalho duro para levar a alegria para os foliões. Vamos recapitular o tema de 2000, onde fomos campeões com a temática da Oktoberfest e Enart. Samba que fala das festas típicas de Santa Cruz do Sul, além do nosso Carnaval. Estamos com parcerias dos CTGs e grupo de dança alemã. Uma das novidades será a ala que apoia a diversidade. Serão em torno de cinco alas, além das baianas, bateria e outros. Serão em torno de 120 pessoas.”, Fernanda Santos, da Unidos de Santa Cruz.

Imperadores do Ritmo – “A Marechal Floriano não é uma pista ideal e por conta disso vamos nos adequar para apresentar um desfile bonito para a comunidade. Estamos nos preparando, desde 23 de abril do ano passado, para que pudéssemos construir um tema para levar para a avenida. Iremos falar da questão do animal gato com a temática ‘Felis Silvestris Catus. A magia dos animais’. Será um apelo para que todos se conscientizem com a causa animal. Carnaval é vida, é tudo, magia e o maior espetáculo do mundo. Para quem gosta de carnaval se torna o ar que respiramos. A composição é minha, junto com Bruno Martins. Letra minha e de Diego Bruno. Estamos trazendo um samba alegre e envolvente. Desfilaremos com, em torno, de sete alas, além de bateria e baianas. Serão em torno de 120 integrantes”, Edinei Martins, presidente da Imperadores do Ritmo.

Acadêmicos do União – “Os preparativos iniciaram ainda em 2022. Temos uma Comissão Permanente e um Departamento de Carnaval que estão articulando há vários meses o carnaval de 2023. A Sociedade União realizou eventos, feijoadas e rifas para chegar aqui com algum recurso próprio, além dos disponibilizados pelo poder público. Não somos contra o desfile na Floriano, só cremos que no formato que os desfiles de Carnaval acontecem, devido as alterações ocorridas, a Marechal Floriano neste momento não é apropriada. Algumas alterações terão que ocorrer. Existem estrangulamentos da via ao longo do trajeto e altura impede o uso de carros alegóricos tradicionais. É importante lembrar que os carros alegóricos de carnaval não usam nenhum tipo de motor, costumam ser mais altos e largos daqueles usados em outros desfiles que ja acontecem ali. Por outro lado, os desfiles pelo centro da cidade está na memória dos nossos mais antigos, trazendo lembranças que são importantes para a nossa comunidade. Acreditamos que este ano será um carnaval de experimentação, para ver até onde é possível ir, mas acredito que será um belo evento”, destaca Marta Nunes.A gente costuma dizer que o nosso corpo é do Carnaval, mas na verdade a nossa alma também, frisa. “Estão envolvidos vários signos e valores nesta manifestação. Famílias inteiras participam dos ensaios das Escolas de Samba, então além de ser um evento comunitário, coletivo é, sobretudo, familiar. Além do aspecto afetivo e social, tem também as questões relacionadas ao fato de ser uma manifestação majoritariamente negra, partindo de uma prática mundial, que no Brasil se caracteriza como elemento da cultura Afro-Brasileira e outras contribuições, uma vez que foi recriada, reinventada neste solo pela comunidade negra. É importante, também, fazer referencia ao aspecto econômico, onde uma economia criativa e inovadora está sempre presente.”
A escola traz para o desfile a temática ‘Seu povo, sua história, a resistência é centenária’ “Como não poderia deixar de ser, o tema é o centenário da Sociedade Cultural e Beneficiente União, mantenedora da Acadêmicos do União. A nossa Escola de Samba se consolida nos anos 70, mesmo que o Carnaval sempre tenha estado presente na sociedade, juntamente com o futebol, ações solidárias e educativas entre outras ela surge e atua até os dias de hoje com diversas atividades. E, obviamente, contaremos os nossos carnavais vencedores, e foram vários, no enredo. A águia, símbolo da Acadêmicos, vem para avenida mostrar estes anos de caminhada e desafios da entidade. Resistência é a palavra chave, não somente pelos enfrentamentos contra toda a forma de discriminação, marcadamente o racismo, pois nos caracterizamos como um Clube Social Negro (fundado e gestado pela comunidade negra) mas que é não é visível no município. Faça um exercício bem simples, dê uma olhada nos registros municipais das entidades representativas e veja se você nos “acha”. Seria o mínimo já que vamos completar 100 anos de atuação. Espaços culturais de outras etnias, surgidos muito depois, é que “representam” a cidade. Infelizmente Santa Cruz do Sul ainda tem muito o que superar no que diz respeito a sua diversidade étnico-racial e cultural. Mas vamos fazer isso com a alegria característica do Carnaval”
O samba enredo ‘Diz aonde Mora o Samba’, de Fábio Nunes e Tom Barreto, será representado com os tradicionais segmentos de uma Escola de Samba: comissão de frente, porta estandarte, casal de mestre sala e porta bandeira, seis alas, incluindo a bateria. Serão mais de 100 integrantes no desfile.

Confira a programação do Carnaval Santafolia 2023:

10/02 – Escolha da Corte do Carnaval no Pavilhão Central – 20h

11/02 – Bailinho da Borges – 17h

18/02 – Trio Elétrico nos Bairros – 17h

19/02 – Carna Elétrico – 18h

25/02 – Desfile das Escolas de Samba na Floriano – 20h