Início Geral Fogo Simbólico está em Santa Cruz

Fogo Simbólico está em Santa Cruz

Chama foi trazida de Venâncio Aires e ficará no quartel do 7º BIB até o dia 1º de setembro

Fotos: Isadora Oliveira Pereira
Vice-prefeito Elstor Desbessell fez o acendimento da pira da Pátria

A chegada do Fogo Simbólico da Pátria a Santa Cruz do Sul foi marcada por uma cerimônia no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) na manhã de segunda-feira, 15. O ato contou com a presença do vice-prefeito Elstor Desbessell (Progressistas), do secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, do comandante da unidade do Exército, tenente-coronel Marcelo Soares de Oliveira, do homenageado da programação deste ano, professor Nestor Raschen, e de servidores da Prefeitura.

Professor Nestor Raschen é o homenageado da Semana da Pátria


A chama foi trazida de Venâncio Aires por integrantes da Liga de Defesa Nacional (LDN). Raschen recebeu uma centelha do fogo e a entregou a Desbessell, que acendeu a pira. O Fogo Simbólico ficará no 7º BIB até 1º de setembro, quando será encaminhado para a Praça Siegfried Heuser. Nesse local, haverá a abertura da Semana da Pátria, cujo ponto alto da programação, no dia 7, será a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.


Desbessell destacou a relevância da comemoração no calendário municipal. “Este é um momento ímpar da nossa história, quando o País comemora 200 anos de sua independência. Temos que reverenciar essas datas, que são marcos da nossa formação enquanto nação”, enfatizou o vice-prefeito. Marcelo Corá revelou que a comissão organizadora da Semana da Pátria trabalha nos últimos detalhes da programação. “A ideia é que possamos celebrar um grande momento cívico, onde a cultura e a educação estão em evidência”, frisou o secretário.


As comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil têm como tema municipal “Educação: Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias da Cidade”. Homenageado deste ano, Nestor Raschen é professor e diretor-geral do Colégio Mauá. Com 44 anos de atuação no ensino e intensa atividade em diversas entidades do município, ele mostrou-se lisonjeado com a deferência e elogiou a escolha da abordagem local. “É com a educação que se consegue um mundo melhor, mais justo, solidário e fraterno”, sublinhou.


A comissão organizadora da Semana da Pátria é formada por representantes da Prefeitura, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar, grupo de escoteiros Santa Cruz, McLaren e São Luiz, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Serviço Social do Comércio e Associação Atlética Banco do Brasil.