A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, encontrou nesta sexta-feira, 13, um foco do mosquito Aedes Aegypti no bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul. Conforme o coordenador do setor, veterinário Hermes de Souza, as larvas foram encontradas em um estabelecimento comercial na Avenida Euclydes Kliemann, próximo à Rua Cambará.
Logo pela manhã, os agentes de campo deram início à mobilização para eliminar o foco, a partir da delimitação de 300 metros no entorno do local. A área está sendo monitorada e recebe aplicação de veneno contra o mosquito. No entanto, com a proximidade do feriadão de Carnaval, a equipe teme em encontrar dificuldades para vistoriar empresas e residências. “Muitas pessoas aproveitam esta época do ano para viajar, por isso pedimos à população para que redobrem a atenção e deixem suas casas limpas e bem cuidadas, sem água parada para o mosquito se proliferar”, alerta Souza.
Contudo, ele é enfático ao afirmar que não há motivo para pânico. “O foco foi encontrado, o que não quer dizer que o mosquito esteja contaminado com a doença (dengue). O importante é manter a vigilância para a eliminação dos criadouros”, explica.
Vale lembrar que o combate ao Aedes Aegypti é um trabalho rotineiro da Vigilância Sanitária. Para manter a dengue longe de Santa Cruz, a equipe realiza visitas diárias para monitorar as 140 armadilhas em diversos pontos da cidade e do interior, além do monitoramento dos 161 pontos estratégicos, entre ferros velhos, cemitérios, oficinas mecânicas. Paralelamente, a Vigilância ainda promove mutirões para o Levantamento dos Índices de Infestação por Aedes aegypti (LI) a cada quatro meses, e para o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) realizado anualmente durante cinco dias consecutivos.