Deliciosa, rápida e uma excelente sobremesa para agradar a todos os gostos. Experimente fazer esse flan. É bem fácil. O mais difícil é esperar gelar.
INGREDIENTES
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de água
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
2 potes de iogurte natural (400g)
Óleo para untar
Calda
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de morangos
MODO DE PREPARO
Em uma panela polvilhe a gelatina na água e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao fogo médio, em banho-maria, mexendo até dissolver. Transfira para o liquidificador e bata com o restante dos ingredientes até ficar homogêneo. Despeje em uma forma de buraco no meio, de 22cm de diâmetros, untada com óleo. Leve à geladeira por 4 horas. Em uma panela, leve ao fogo médio os ingredientes da calda até amaciar. Retire do fogo, deixe esfriar e reserve. Desenforme o flan e regue com a calda, decore como desejar e sirva.
FONTE: http://www.receitasdehoje.com.br
DICA DA SEMANA
Algumas frutas como o abacaxi, o kiwi, o mamão e o melão possuem uma enzima, a bromelina, que pode impedir a gelatina de se estruturar. A mesma enzima também é encontrada no gengibre. Mas você pode impedir isso aquecendo as frutas antes de usá-las, o que irá destruir a enzima. O sal também pode reduzir a força da gelatina e causar o colapso da estrutura, mas tudo vai depender da quantidade de gelatina que está sendo utilizada. Já o leite e produtos lácteos podem reforçar o processo de gelatinização e estruturar melhor a gelatina, o mesmo acontece com os açúcares, com exceção da frutose. Produtos ácidos, tais como o vinagre, sumo de frutas e vinhos com um pH abaixo de 4, acabam por produzir uma gelatina mais fraca, mas isso pode ser revertido utilizando 1/3 a mais de gelatina na receita original sem esses produtos.