Nelson Treglia
O fim de semana pode colocar o Flamengo em uma posição semelhante à do Santos de Pelé. O Peixe é o único clube que foi campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América no mesmo ano. E conseguiu isso duas vezes, em 1962 e 1963. Em ambas as temporadas, o Santos foi campeão brasileiro e da América. O Flamengo tenta a façanha pela primeira vez, em um mesmo fim de semana.
Se alcançar os dois títulos, o Flamengo buscará outra façanha: ser campeão mundial nesta mesma temporada, algo que o Santos também conseguiu em 1962 e 1963. A ida do Flamengo para o Mundial depende da decisão da Libertadores contra o River Plate.
Fique por dentro deste fim de semana histórico:
EM BUSCA DO BICAMPEONATO NA LIBERTADORES
Neste sábado, 23 de novembro, às 17h (horário de Brasília), o Flamengo tenta seu segundo título na Copa Libertadores da América, diante do River Plate, atual campeão. A final continental acontece no Estádio Monumental, em Lima (capital do Peru). Assim, a Conmebol adota um novo formato para a final da Libertadores, em jogo único.
Inicialmente, a partida seria disputada em Santiago, mas a onda de protestos na capital chilena, devido a questões políticas internas do país, levou a Conmebol a mudar o local da final para Lima.
Se houver empate no tempo normal, haverá mais 30 minutos de prorrogação e, caso persista a igualdade, o campeão sairá nos pênaltis.
O Flamengo foi campeão da América pela primeira e única vez em 1981, portanto 38 anos atrás, diante do Cobreloa (Chile). Por coincidência, o título veio em campo neutro, o Estádio Centenário em Montevidéu (Uruguai), placar de 2 a 0, gols de Zico.
Mas esse não se tratou de um jogo único, diferentemente da final de 2019. Na verdade, o jogo em Montevidéu foi a terceira partida da decisão. O Flamengo venceu a primeira por 2 a 1 no Maracanã, dois gols também de Zico, maior jogador da história do Mengão. No segundo jogo, em Santiago (Chile), o Cobreloa venceu por 1 a 0, forçando a terceira partida em Montevidéu.
O River Plate, em 2019, tenta seu quinto título na Libertadores. Foi campeão em 1986, 1996, 2015 e 2018, as duas últimas com o atual técnico Marcelo Gallardo. No ano passado, Gallardo era o técnico na final contra o grande rival do River, o Boca Juniors.
Pelo Flamengo, o treinador atual é o português Jorge Jesus, que tenta igualar o trabalho do gaúcho Paulo César Carpegiani, campeão da América em 1981 no comando do Mengão.
PALMEIRAS X GRÊMIO PODE DAR TÍTULO BRASILEIRO AO FLAMENGO
Pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebe o Grêmio no Allianz Parque, em São Paulo. A partida acontece neste domingo, 24 de novembro, às 16h. Empate ou derrota do Palmeiras dá o título brasileiro ao Flamengo com quatro rodadas de antecedência.
Caso o Flamengo seja campeão, conquistará o título brasileiro pela sétima vez. A última conquista do Fla nesta competição foi em 2009, dez anos atrás. O técnico da equipe era o ex-volante Andrade, que foi jogador no time de 1981 campeão da América e do mundo. Agora o técnico Jorge Jesus quer acabar com mais esse tabu no Campeonato Brasileiro, na tentativa de dar o título à equipe carioca.
No atual momento, o rubro-negro lidera o campeonato com 81 pontos, e o segundo lugar é do Palmeiras com 68. O time paulista é o atual campeão brasileiro. No ano passado, o clube venceu o campeonato sob comando do gaúcho Luiz Felipe Scolari. Hoje o técnico do Palmeiras também é gaúcho, Mano Menezes, natural da cidade de Passo do Sobrado, vizinha a Santa Cruz do Sul.
O Palmeiras é o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro, com dez títulos.