Luísa Ziemann
[email protected]
Após um final de semana de tempo estável e temperaturas agradáveis no Vale do Rio Pardo, os gaúchos vão conviver com uma reviravolta no clima, podendo contar até mesmo com neve na Serra. A passagem de novas frentes frias trouxe chuva forte para o Rio Grande do Sul e nos próximos dias haverá uma queda brusca nos termômetros. Em Santa Cruz do Sul, a previsão é de que os medidores registrem entre 2 e 4 graus nas manhãs de sexta, sábado e domingo, 19 a 21. As máximas devem ficar entre 14 e 20 graus.
Na última segunda-feira, 15, o tempo se manteve instável em todo o Vale do Rio Pardo, com muita nebulosidade e pancadas de chuva ao longo de todo dia. No início da madrugada, chegou a ser registrada uma pequena queda de granizo em Santa Cruz, no Bairro Dona Carlota. Mas foi ao entardecer que as pedras chegaram em grande volume na região, principalmente no município de Rio Pardo. Foram apenas 15 minutos de chuva intensa e granizo, mas que causaram danos imensos aos moradores da Cidade Histórica.
Inúmeras residências tiveram os telhados quebrados devido pelas pedras de gelo. A Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Corpo de Bombeiros tiveram que ser acionados para auxiliar com a colocação de lonas nas casas de inúmeras famílias prejudicadas pelo temporal. O município está aceitando doações de alimentos, roupas, materiais de limpeza e utensílios domésticos, que podem ser encaminhadas para a Defesa Civil ou à Assistêncial Social.
Conforme a meteorologista da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Nicolle Cordero Simões dos Reis, após essa terça-feira de tempo limpo e até mesmo com a aparição do sol ao longo do dia – o que auxiliou os rio-pardenses a controlar e mensurar os estragos –, os moradores da região podem se preparar novamente para a chuva. “Volta a chover a partir da tarde desta quarta-feira, 17, e o tempo continuará instável até quinta, 18”, projeta Nicolle. Ela ainda salienta que há risco de temporais isolados e chuva forte, com acumulados em torno de 20 a 30 milímetros.
Depois da chuva, virá a queda brusca nas temperaturas. “A partir da noite de quinta-feira, uma massa de ar polar avança sobre o Estado e o tempo volta a ficar firme no Vale do Rio Pardo. As temperaturas sofrem um declínio acentuado, ficando bastante baixas”, prevê a meteorologista. A projeção é de que os termômetros da região cheguem a marcar apenas 2 graus nas primeiras horas da manhã de sexta, o que traz condições para a formação de geada. No sábado e no domingo as mínimas também devem ficar entre 2 e 4 graus.
NEVE NA SERRA
Muito esperada pelos turistas que visitam a Serra Gaúcha, a neve também pode ser uma das atrações de Gramado e região neste final de semana. “Entre a noite de quinta e durante a madrugada de sexta-feira ainda pode haver alguma chuva fraca na Serra e, com as temperaturas muito baixas, há chance da chamada precipitação invernal, que é a neve ou chuva congelada”, explica Nicolle. Nessas localidades, os termômetros devem marcar temperaturas negativas, com a previsão de -1 grau para a madrugada e início da manhã de sábado.
Mesmo para aqueles que não aguentam mais o frio é importante ressaltar que é prudente esperar mais tempo pela hora de guardar casacos e blusões. Nicolle avisa que esta não deve ser a última onda de frio deste ano. “Ainda estamos no período do inverno, então ainda são esperadas entradas de massas de ar frio nos meses de agosto e setembro. Porém tendem a ser menos intensas do que a desta semana”, prevê a meteorologista.